O aumento no consumo de bebidas alcoólicas durante o carnaval é uma das principais preocupações da Polícia Militar e Guarda de Trânsito em Sinop. Para garantir a segurança dos foliões e a tranquilidade nas ruas da cidade, os cerca de 50 guardas municipais e mais de 100 policiais se mobilizarão durante os quatro dias carnavalescos.
Segundo o comandante de Policiamento de Área de Sinop, tenente-coronel Eddie Metelo de Siqueira, além de rondas nos locais de festa, os policiais farão rondas nos bairros para coibir furtos e assaltos. A fiscalização também deve ser rigorosa no consumo de bebidas alcoólicas por menores. Ônibus serão colocados à disposição para encaminhar menores em situação de risco à delegacia e direcioná-los aos pais.
Uma portaria do Juizado da Infância e da Juventude proibiu a venda de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos e a entrada ou permanência de crianças e adolescentes em locais de festa, tanto em clubes quanto no carnaval de rua, após à meia-noite, sem o acompanhamento de um responsável, que seja maior de 18 anos e possua grau de parentesco.
O diretor da Guarda, Jair Fonseca Gonzaga, disse ao Só Notícias, que serão realizadas blitz em diversos pontos da cidade, com objetivo de evitar a condução de veículos por pessoas alcoolizadas, aumentando ocorrência de acidentes e possíveis furtos de veículos.
Gonzaga alerta que os condutores que estiverem embriagados podem ser detidos e os veículos apreendidos. “Não é mais necessário o uso do bafômetro para deter condutores alcoolizados. Portanto, se for constatado que o motorista estiver dirigindo alcoolizado, será tirado de circulação”, acrescentou.
O carnaval começa hoje na praça Plínio Callegaro e também na casa de show Olímpia, em Sinop. Mais de 10 mil foliões se concentraram nos locais para festejar.