A Polícia Judiciária Civil conseguiu na Justiça cautela de um caminhão baú, apreendido com drogas, para uso nas atividades da Diretoria de Execuções Estratégicas, como no transporte de móveis, equipamentos e materiais que necessitam chegar até as delegacias, principalmente no interior.
A diretora de Execuções Estratégicas, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim, informou que a chegada do caminhão refletirá em economia para a Polícia Civil, já que deixará de contratar fretes para operacionalizar a logística de distribuição de materiais, insumos e diversos equipamentos nas delegacias de polícia.
A delegada destacou que a Diretoria chegou a fazer cotação de preço para compra de um caminhão, com as mesmas características, que custa na média de R$ 300 mil, até que descobriu que havia um veículo apreendido em ótimas condições de uso, no pátio da Diretoria de Saúde, da Polícia Militar, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O caminhão cautelado a PJC está avaliado em R$ 100 mil.
O caminhão baú VW 13.180 Euro foi apreendido pela Polícia Federal, no dia 24 de janeiro do ano passado, com 376,84 quilos de cocaína. A apreensão ocorreu no entroncamento da BR-163 e MT 246, nas proximidades de Rosário Oeste (região Médio Norte).
O motorista do caminhão foi denunciado pelo Ministério Público Estadual no dia 28 de fevereiro do ano passado e condenado a seis anos e três meses de reclusão, por crime de tráfico de drogas. A Justiça também determinou a perda do caminhão, instrumento do crime, bem como de seu produto ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelos agentes com a prática dos fatos criminosos.