No primeiro bimestre deste ano, a região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Tangará da Serra, no médio-norte do Estado, conseguiu reduzir os casos de roubo (quando há ameaça ou violência à vítima) em 27% e os de furto (sem ameaça ou violência) em 16%, com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da secretaria estadual de Segurança Pública, foram 107 ocorrências de roubos em janeiro e fevereiro e 140 ano passado. Foram 421 furtos este ano ante 504 no ano anterior. No caso de homicídios dolosos, o número de janeiro e fevereiro se manteve igual ao registrado no ano passado, 7, informa o Gabinete de Comunicação.
Além de Tangará, integram a Risp os municípios de Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Barra do Bugres, Denise, Nova Olímpia e Porto Estrela.
A região foi contemplada com melhorias importantes na área de segurança pública, como a instalação da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, em Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), em 2015, em imóvel cedido pelo Ministério Público, atende mulheres, crianças e idosos. Com isso, o atendimento ficou mais humanizado e desafogou o fluxo do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC).