Bombeiros da regional de Sinop apreenderam cerca de 700 botijões de gás em uma residência, que servia de depósito para distribuição e ponto de revenda, em Juara. Segundo o soldado Ferraz, no local não havia qualquer medida preventiva de segurança contra incêndio e pânico, colocando em risco, os moradores da casa, as pessoas que adquiriam o produto e as pessoas que passavam pelas proximidades. A apreensão ocorreu após denúncia anônima. Os botijões foram removidos e o local interditado para a comercialização, até que se faça a regularização de acordo com a Agência Nacional de Petróleo, gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A fiscalização se deu em cumprimento ao Convênio firmado entre a ANP e o Corpo de Bombeiros. No acordo, o Corpo de Bombeiros verifica a existência das informações de segurança para o consumidor, a situação cadastral do posto revendedor de GLP; as condições de manutenção dos botijões de GLP; a segurança das instalações de armazenamento dos recipientes transportáveis de GLP; entre outras atividades.
As denúncias referentes ao comércio clandestino e irregular do gás de cozinha (GLP) em Mato Grosso podem ser feitas diretamente ao Corpo de Bombeiros, que é responsável pela fiscalização e autuação. Mas se o consumidor preferir pode acessar a página da ANP para fazer a denúncia.
Em 2012, mais de 1,5 mil revendas fiscalizadas em Mato Grosso estavam irregulares.