A Blitz Fiscal de Carnaval da Secretaria de Estado de Fazenda apreendeu nesta madrugada dez caminhões de madeira durante um trabalho de inteligência nos postos de combustíveis da Br-364. Os caminhões encontram-se retidos no Posto Fiscal Flávio Gomes (saída de Cuiabá) onde a mercadoria está sendo conferida.
Segundo o gerente de Mercadoria em Trânsito da Sefaz e coordenador da ação fiscal, Mário César Martins de Arruda, os caminhões foram apreendidos enquanto aguardavam no posto a fiscalização encerrar os trabalhos para seguir viagem. O comboio com os caminhões para o Flávio Gomes foi realizado hoje de manhã. No primeiro caminhão conferido até o momento, a fiscalização encontrou excesso de madeira, que não consta na nota fiscal.
A origem do produto transportado pelos dez caminhões é da Madeireira Eldorado, de Brasnorte (579 km de Cuiabá), com destino a diversos Estados. A madeira apreendida será encaminha para a Secretaria de Meio Ambiente para autuação e à Delegacia Fazendária, tendo em vista que configura Crime Contra a Ordem Tributária e Contra o Meio Ambiente.
Após 48 horas de trabalho contínuo, a Blitz Fiscal termina nesta sexta-feira. A fiscalização volante da Secretaria de Fazenda está atuando em três pontos estratégicos de trânsito de mercadorias: no Posto da Polícia Rodoviária Federal – São Vicente; no Trevo do Lagarto; e na estrada de Cuiabá para Chapada dos Guimarães (PRE-Manso). Somente na quinta-feira, foram vistoriados aproximadamente dois mil caminhões, sendo em torno de 300 com fiscalização intensiva, e cerca de 25 com irregularidades fiscais.
Foram encontradas mercadorias sem a nota fiscal ou com documento reutilizado, caminhões com eixo erguido transportando produtos e mercadorias com preços subfaturados, entre outras irregularidades.