Polícia

Bandidos assaltam cooperativas de crédito no Nortão, queimam veículo e soltam reféns; polícia intensifica buscas; assista

O assalto ocorreu, há pouco, em duas cooperativas de créditos, no centro de Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop). A informação foi confirmada, ao Só Notícias, pela Polícia Militar de Nova Monte Verde. Diversos bandidos, usando fuzis, pistolas, encapuzados e com roupas camufladas danificaram e invadiram as agências, roubaram dinheiro, colocaram cerca de 10 reféns em caminhonetes e fugiram, por uma rodovia. Eles soltaram os reféns, que não foram feridos, e voltaram para a cidade. Em seguida, incendiaram uma caminhonete, na cabeceira da ponte de madeira, sentido ao distrito de Japuranã (38 km de Bandeirantes) para dificultar a ação da polícia.

A polícia segue buscando pistas da quadrilha e havia rumores que, supostamente, poderia ter fugido de avião, o que não foi confirmado. Também é investigado se eles poderiam ter seguido sentido Juara.

Um tenente da PM acaba de confirmar que um avião, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e outras duas, com policiais do BOPE, estão fazendo buscas na região para capturar a quadrilha. Um helicóptero que está em Colniza, em operação de crimes ambientais, também deve ajudar na localização do bando, informou o tenente-coronel e comandante do Ciopaer em Sorriso, Flávio Ramalho.

A PM informou ainda que os policiais dos Estados do Pará e Amazonas também foram comunicados do crime e  intensificarão os patrulhamentos. São 120 militares que participam da ação.

O assalto é na modalidade ‘novo cangaço’ com reféns usados como escudos humanos. Em uma das agências, cerca de 12 homens acabaram sendo obrigados a ficarem na frente, sem camisas, com as mãos na cabeça, enquanto os bandidos roubavam dinheiro. Eles fizeram diversos disparos para o alto para intimidar ação da polícia. Houve muito medo e  apreensão de moradores.

Nova Bandeirantes tem cerca de 15 mil habitantes, está entre os maiores produtores de café em Mato Grosso e tem sua economia baseada também na pecuária e extrativismo florestal. Até 1988 era distrito de Alta Floresta.

Só Notícias/David Murba/Cleber Romero (fotos: reprodução - atualizada 15:03h)