Um criminoso com passagens a 14 presídios do Estado do Rio e Janeiro foi preso por volta das 16h de quarta-feira (19.03), por policiais civis. O fugitivo Luciano Fernandes dos Santos, 32 anos, “Zinho”, foi detido pela Polícia Civil, para averiguação, em uma residência localizada na Rua Silva Curvo, do bairro Cidade Alta.
Ao fazer pesquisa de antecedentes criminais, a Polícia descobriu que ele tem 77 anos de condenação por diversos crimes como roubo qualificado (quatro condenações), homicídio, latrocínio e formação de quadrilha. Uma das últimas fugas dele foi do Presídio Ary Franco, Rio de Janeiro. Após ser recapturado, foi transferido, sob alegação de distúrbios mentais, ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, em Niterói, onde fugiu novamente em 25 de novembro de 2007. Dentre os roubos cometidos estão banco e joalherias do Rio.
O criminoso afirma que está na Capital há duas semanas e que veio “a passeio, para conhecer a cidade”. Os delitos, conforme Luciano, foram praticados, na maioria, há 11 anos. O delegado titular do Cisc Verdão, Douglas Turíbio, acredita que ele estaria planejando alguma atividade criminosa em Cuiabá junto com outras pessoas. “O núcleo de inteligência do Cisc está fazendo o levantamento. Pedimos também apoio da Gerência de Repressão a Seqüestro e Investigações Especiais, para checar todas as informações necessárias e descobrir a real intenção dele aqui”, disse Douglas.
Luciano é um personagem conhecido no mundo do crime. Segundo ele, suas peripécias já foram mostradas até em um programa de uma rede de tv que mostra crimes e informa bandidos procurados pela Justiça. Há 11 anos ele ficou famoso por roubar mais de R$ 200 mil de um banco no Rio de Janeiro. Ele diz que não ficou com o dinheiro e que agiu sozinho. “Já que tô nessa vida, não vou roubar mixaria”, afirma em tom de gozação.
Após as averiguações o criminoso será encaminhado a Gerência Estadual de Polinter, onde ficará a disposição da Polícia do Rio de Janeiro.