Uma apreensão feita em 2019 em Mato Grosso desencadeou uma investigação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, na divisa do Brasil com a Venezuela. A informação foi divulgada hoje pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo a assessoria, a PRF apreendeu R$ 4 milhões em espécie durante fiscalização no km 635 da BR-070, em Poconé. O dinheiro estava escondido em malas, sacos plásticos e em compartimentos secretos preparados no veículo.
Três homens estavam no veículo no momento da fiscalização e mostraram bastante nervosismo diante da ação policial, motivo que levou os agentes a realizar uma busca minuciosa no veículo.
À época, os indivíduos, o dinheiro e o veículo foram levados para a Polícia Civil de Cuiabá para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
Tal abordagem deu início à Operação Avis Aurea da PF, que investiga a movimentação de mais de R$ 420 milhões relacionados ao financiamento do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, com eventual participação de empresários, advogados e até um servidor público do município de Boa Vista (RR).