Policiais federais, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério da Agricultura apreenderam, ontem, "significativa quantidade de defensivos agrícolas sem
documentação legal e com suspeita de adulteração e contrabandeados em uma propriedade rural nas proximidades da cidade de Jaciara", região Sul de Mato Grosso. A quantidade exata não foi confirmada.
A assessoria da PF informa que diversas fazendas da região foram fiscalizadas com o intuito de apurar
eventuais irregularidades, principalmente quanto ao uso de agrotóxicos proibidos no Brasil. Em uma dessas propriedades foram encontrados e apreendidos no interior de um galpão uma diversidade de defensivos possivelmente contrabandeados/adulterados.
O proprietário do material que se encontrava no galpão da fazenda foi preso em flagrante delito pelas infrações penais de: contrabando, crime contra o meio ambiente e crime específico da Lei de Agrotóxicos (7.802/89). O preso encontra-se recolhido na cadeia da Mata Grande à disposição da Justiça.
Além da responsabilidade penal, o dono do agrotóxico ilegal responderá administrativamente perante os órgãos de fiscalização federal, sendo-lhe aplicada uma multa de aproximadamente R$ 280 mil.