Três caminhões carregados com toras de madeira foram apreendidos e dois homens presos em União do Sul (180 quilômetros de Sinop) durante trabalho integrado das Polícias Civil e Militar. A ação tem como objetivo reprimir a extração ilegal de madeira e demais crimes ambientais na região.
O primeiro veículo foi apreendido no final do mês passado, após o motorista ser flagrado furtando madeira de uma propriedade rural. Na ocasião, o homem que conduzia o Mercedes-Benz 1113 azul, com uma carga de nove toras, acabou sendo detido pelos policiais e conduzido à delegacia de polícia. Depois de ser interrogado, o motorista foi autuado em flagrante pelos crimes de furto qualificado e transporte ilegal de madeira.
Um dia depois, outro caminhão foi interceptado pelos policiais em uma estrada de acesso a MT-423, próximo ao cemitério. O veículo transportava 13 toras de madeira e foi avistado sem condições adequadas para o tráfego. Ao receber a ordem de parada, o motorista não obedeceu. Ele foi perseguido por cerca de dois quilômetros, até ser parado pelos policiais. Ao ser abordado, o condutor não apresentou o documento do veículo, tampouco a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelos crimes de transporte irregular de madeira, direção perigosa e desobediência.
Em outra ação, um Mercedes-Benz 1518 branco, com 11 toras de madeira, foi apreendido pelos policiais. Na oportunidade, o motorista tentou empreender fuga com o caminhão, não obtendo êxito. Quando percebeu a aproximação da viatura, o suspeito abandonou o caminhão com a carga de madeira irregular e conseguiu correr adentrando na mata.
As investigações continuam para intensificar o combate das ações ilícitas praticadas contra fauna e flora, e prender todos os envolvidos.