Mais de 18 quilos de maconha foram apreendidos ontem por policiais da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), em Cuiabá. Um homem foi preso em um ônibus, na plataforma de embarque da rodoviária de Cuiabá. O destino da droga seria a região de Cáceres. A droga, dividida em 35 tabletes que correspondem a 18.708 quilos, estavam em poder de Gledson Santos Viana, 31, preso em flagrante. Uma parte da substância foi apreendida dentro de uma mala preta, de mão, guardada no bagageiro de cima da poltrona do suspeito. O restante da droga estava numa caixa de papelão, no bagageiro externo do ônibus.
O preso alegou que pegou a droga em Dourados, no Mato Grosso do Sul, para levar para a região de Cáceres, onde iria vender. Conforme Gledson, cada quilo custou R$ 100.
O delegado André Renato Gonçalves, disse que a delegacia vem investigando uma rota inversa do tráfico de drogas. Segundo ele, as investigações apontam que a maconha, ou droga preta, sai do Paraguai, passa por Mato Grosso do Sul, entra no Estado de Mato Grosso com destino à cidade de Cáceres e chega até a Bolívia, abastecendo o País. "Não se tem conhecimento desse tipo de droga naquela região. Quanto mais distante é a fonte, mais caro fica o produto", ressalta.
Já a droga branca (pasta-base e cocaína) sai da Bolívia e vai para a região Sul do Estado e do Brasil para abastecer esses mercados.
O preso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) antigo Carumbé.