Poucas ocorrências que configurassem crime eleitoral foram registradas pela Polícia Militar, domingo, nos oito municípios do Comando de Área (CPA) em Alta Floresta: Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Nova Guarita e Nova Canaã do Norte. Conforme o comandante de área, tenente-coronel Sérgio Conezza, em Alta Floresta foram duas pessoas detidas por boca de urna e três apreensões de veículos transportando eleitores irregularmente.
Em Apiacás houve uma prisão por boca de urna e uma de transporte irregular, e, em Nova Monte Verde, duas por boca de urna. Conezza salienta que o pleito pode ser considerado tranquilo. “Isso se deve a uma conduta pré-eleitoral, com orientação e consciência”, declarou, ao Só Notícias. O oficial acrescenta ainda que as pessoas flagradas pelo transporte irregular podem responder pelo ato. “É flagrante e respondem por ação que pode dar até seis anos de reclusão. A boca de urna, apenas detenção”, complementou.
O planejamento da instituição elaborado especialmente para as eleições destinava exclusivamente 70 homens para revezarem-se entre os diferentes pontos de votação das oito cidades, além do reforço de Cuiabá.