Cerca de uma tonelada de agrotóxico contrabandeado foi apreendida ontem, em Nova Mutum, pela Polícia Federal. O delegado fazendário da PF, Rodrigo Bartolamei, informou A Gazeta, que a carga seria entregue em Sinop, mas o condutor do caminhão não declarou o nome do comprador.
A polícia acredita que o produto foi contrabandeado do Paraguai e o valor estimado da carga é de R$ 1 milhão. O agrotóximo estava em saquinhos de um quilo e era transportado no meio de móveis. A carga original que constava para transporte era de uma mudança.
As investigações agora apuram a ação de uma ou mais quadrilhas que poderiam estar contrabandeando agrotóxico no Brasil. Esse período é considerado propício para o contrabando de agrotóxicos, já que inicia o plantio na região e muitas propriedades fazem a pulverização da soja.
A carga original que constava para transporte era de uma mudança. Amostras dos produtos serão enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma grande apreensão de agrotóxicos contrabandeados aconteceu no mês passado, no Paraná. Cerca de 2,7 toneladas de inseticidas, fabricados na China, eram transportados ilegalmente.