Mais de 50 agentes prisionais do município de Sinop fazem até o próximo sábado o Curso de Formação Continuada dos Servidores Envolvidos na Ressocialização. Organizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, visa capacitar profissionais do sistema refletindo sobre o papel do agente prisional sobre a reinserção social dos reeducandos de Mato Grosso.
A abertura do curso contou também com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Sinop, Poder Judiciário, entre outras instituições. O diretor da Penitenciária de Sinop, Moisés Pessoa, ressaltou durante discurso a importância de se capacitar os profissionais envolvidos direta e indiretamente com as unidades prisionais. “Precisamos tirar proveito de eventos como este. Esta é uma oportunidade única pra conhecermos mais da nossa área”, avaliou.
Segundo o coordenador de Ensino Penitenciário da Sejusp, Rowaine Ramos, a tônica da capacitação é a ênfase aos Direitos Humanos. “Fazer educação em prisões é se preocupar com todos os aspectos do Sistema Prisional. Não se deve levar em consideração apenas os profissionais envolvidos, mas também os homens e mulheres privados de liberdade, ressaltando a necessidade de inclusão para o melhor ressocializar”, comentou.
Após a abertura, o primeiro palestrante convidado foi o diretor do Presídio da Mata Grande, Raimundo Dias, que falou sobre normas e funcionamento nas unidades prisionais.