Um agente penitenciário atirou e matou um preso no interior do Fórum de Cuiabá, ontem à tarde. O detento tentou fugir da carceragem. Um procedimento para apurar a ocorrência envolvendo o disparo de arma de fogo já foi instaurado pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
Segundo informações da pasta, o preso foi autuado por tráfico, no final de semana, e encaminhado para a audiência de custódia com a juíza da 9ª Vara Criminal, Renata Parreira.
Após a audiência, o acusado conseguiu soltar as algemas para fugir da área da carceragem do fórum. O agente penitenciário emitiu ordem para que o preso parasse, porém, ele teria continuado a fugir, momento em que o agente penitenciário fez o disparo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente e encaminhou o suspeito ao Pronto Socorro de Cuiabá. O preso, porém, não resistiu ao ferimento e morreu.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foi acionada e esteve no fórum iniciando as investigações. O agente penitenciário teve a arma recolhida e será ouvido pela delegada Juliana Palhares.
Além de preso por tráfico, o suspeito já esteve preso anteriormente na Penitenciária Central do Estado, de onde saiu no dia 23 de fevereiro e era monitorado por tornozeleira eletrônica.