A direção do Sesc Pantanal, confirmou há pouco, ao Só Notícias, o roubo da aeronave prefixo PR-ESC e o sequestro do piloto, hoje à tarde, no município de Poconé (104 quilômetros de Cuiabá). O piloto tem 60 anos, é funcionário da instituição e mora em Poconé. Não foram informados mais detalhes sobre o roubo.
O delegado de Polícia Civil, Olímpio Cunha Fernandes Júnior, informou, ao Só Notícias, o monomotor estava na pista do Sesc, que fica cerca de 40 quilômetros de Poconé. O piloto havia acabado de pousar quando foi rendido pelos criminosos. Não foram fornecidos mais detalhes para não atrapalhar as investigações. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) deve fazer procedimentos periciais hoje.
Ao saber do roubo, o Sesc acionou a secretaria de Segurança Pública (Sesp), Centro Integrado de Operações Aérea (Ciopaer) e as polícias Civil e Federal, que estão investigando o crime. O caso também está sendo investigado pela Gerencia de Combate ao Crime Organizado. Será apurado se o avião possa ter sido levado para a Bolívia, como já ocorreu em outros casos e pilotos que foram obrigados a conduzir as aeronaves roubadas acabaram sendo soltos
O Sesc é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo e dirigida pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e mantém um hotel no pantanal.
Conforme Só Notícias já informou, mês passado a justiça federal condenou 5 homens por terem roubado, em abril de 2015, um avião -que foi levado para Rondônia e de lá teria ido para a Bolívia-. A aeronave estava em um aeródromo sinopense. A quadrilha também foi condenada pela tentativa de roubo de outro avião, em maio do mesmo ano, quando houve tiroteio e um policial federal foi morto, em Sinop. As penas variaram de 7 a 11 anos de cadeia. Eles estão no presídio Ferrugem.
(Atualizada às 08:42h em 8/6)