Os estados e municípios que recebem recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) têm até o dia 31 de janeiro para participar do Levantamento Nacional do Transporte Escolar. A pesquisa irá subsidiar a decisão sobre os valores a serem pagos no próximo ano.
Para participar da pesquisa, os gestores devem preencher um questionário na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). É necessário utilizar a senha que foi fornecida pelo FNDE por meio de correspondência enviada em novembro.
Ao contrário dos anos anteriores, o questionário não poderá ser enviado por correio. Ele deve ser preenchido e enviado pela página na internet.
Os gestores devem informar, por exemplo, o tipo de transporte utilizado no município: se é veículo próprio ou terceirizado. Devem dizer também o número de alunos e escolas atendidas, além dos recursos utilizados.
Além do questionário, está sendo feita uma pesquisa de campo em 16 municípios brasileiros para verificar as condições locais do transporte e entrevistar alunos, pais, professores, gestores e motoristas.
Os recursos deste ano do Pnate variam entre R$ 81,56 a R$ 116,36 por aluno transportado, de acordo com o município.