Um grupo de detentos da cadeia de Lucas do Rio Verde será transferido hoje para a penitenciária Ferrugem, em Sinop. Segundo o diretor Eduardo Fonseca Villela, serão recambiados 20 presos. A transferência foi feita após cobranças de superlotação e a fuga de sete detentos, no último dia 14. Quatro deles ainda estão foragidos.
Villela destacou que a saída do grupo vai desafogar as celas. “Nos últimos dias foram concedidos alguns alvarás de soltura, e com a transferência ficaremos com cerca de 40 detentos”, enfatizou. Nos últimos dias as seis celas da unidade comportavam 75 presos, mas a capacidade máxima é para apenas 49 detentos.
Um dos motivos para a superlotação é que, além de Lucas do Rio Verde, a cadeia recebe presos de Tapurah, Itanhangá e Ipiranga do Norte. A estrutura da cadeia também é uma preocupação. Ela fica no bairro Jardim das Palmeiras e está muito próxima de estabelecimentos comerciais e também de uma escola.
A construção de uma nova cadeia no município foi cobrada durante o 1º Fórum de Segurança Pública, no mês de setembro, e reuniu representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Sistema Prisional, e comandantes das Polícias Militar e Civil.
O município já se dispôs a colaborar com a construção e a destinação de uma área para a cadeia.