quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Vírus inocente

Alexandre Garcia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Esse início de CPI não surpreendeu. Os senadores da comissão agiram como era esperado. E os depoentes também. Muitas intenções, suposições e ainda sem revelações. Recebemos o já ouvido, já visto, já sabido. Como no senado da Roma antiga, agitaram-se questores e catilinas, e até catões a repetir delenda Bolsonaro, delenda Bolsonaro. Não fingem isenção e deixam claro o objetivo, conhecido por gregos e troianos, de enfraquecer o presidente para evitar reeleição. Depois dos interrogatórios, há entrevista para acertar a versão do acontecido, uma espécie de extensão do palanque.

A CPI se instalou por ordem de um juiz do Supremo – o que, certamente, não teria acontecido se o presidente do Senado fosse  Antônio Carlos Magalhães. O presidente Pacheco curvou-se e considerou dois requerimentos: o primeiro, do Senador Randolfe Rodrigues(Rede/Ap), com 31 assinaturas, e o do Senador Eduardo Girão(Podemos/CE), com 45 assinaturas. O das 31 assinaturas, tornou-se vice-presidente da Comissão, e seu objetivo de investigar o Presidente prevalece sobre o do senador de 45 assinaturas, que é investigar o destino dos bilhões federais aos estados e municípios.

Com isso, CPI investiga o provedor dos recursos e não os executores dos gastos. O Senador Girão citou em seu requerimento, o fato de a Polícia Federal conduzir 61 investigações sobre fraudes diversas com dinheiro federal, mas isso não motivou até agora os inquisidores da Comissão. Mesmo porque nela há dois pais de governadores – um deles o próprio relator – e um ex-governador, com a família investigada em desvios da saúde – o próprio Presidente da Comissão.

As lideranças partidárias que indicaram os integrantes da CPI desafiaram a memória popular sobre a ficha dos inquisidores. A CPI ainda não se deu conta do que isso representa. Vai se expor por 90 dias. Com o objetivo de desgastar o candidato à reeleição, a CPI corre o risco de desgastar ela própria a cada sessão espetaculosa. Por enquanto, a inquisição pouco santa já condenou a cloroquina. O articulista gaúcho Percival Puggina previu esta semana que a CPI vai inocentar o vírus.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...