PUBLICIDADE

Vamos fazer propaganda! Espera aí, é só isso?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando um comerciante está com o estoque cheio e precisa liquidar o produto, qual é a primeira ideia que vem à cabeça?

Quando as vendas vão mal por qualquer motivo que seja, o que o "amigo" que está de fora sugere?

Quando "sobra" um dinheiro em caixa, o que o empreendedor procura?

São três perguntas que têm um campo de respostas amplo, mas eu, na posição de profissional de marketing e publicidade, recebo, na maioria das vezes, uma resposta: "Meus problemas acabaram, vamos investir em propaganda".

Num primeiro momento fico feliz em ouvir isso porque é disso que vivo.

Num segundo momento me preocupo, pois o cliente deposita em mim o sucesso ou fracasso das vendas. Então, faço uma avaliação criteriosa da situação e explico todos os possíveis benefícios e os reais riscos.

Em alguns casos, ganho o cliente … por um longo período. Em outros "perco" um cliente, o mercado ganha um aventureiro sem agência e, em pouco tempo, o mercado também perde um investidor. Numa terceira hipótese, o cliente volta mais consciente após a tentativa solitária e frustrada.

Escrevo isso para fazer um alerta e, de alguma forma, poder contribuir com mercado publicitário de Sinop e região. Nós da Nova Mídia, não temos a pretensão de ensinar novos e velhos publicitários nem de apresentar fórmulas de sucesso para o empreendedor. Queremos promover uma discussão, conscientizar o mercado e contribuir com a economia local.

Para uma primeira reflexão, vamos analisar as diferenças entre marketing e propaganda ou publicidade.

A palavra marketing vem do latim "marcari", que significa comércio ou mercado. Pela amplitude do significado, também necessita de estudo amplo. O papa do marketing, Phillip Kotler, costumava dizer que "a propaganda é apenas a ponta do iceberg de um todo gigantesco chamado marketing".

Por tudo isso, o marketing representa o planejamento e gestão. É o marketing, por exemplo, que vai pensar, que vai estruturar a empresa para receber os benefícios da propaganda e que vai preparar o empresário para que ele não seja iludido com o "lugar comum" contido nas três perguntas que estão lá em cima do texto.

A propaganda ou publicidade, como afirma Kotler, é a ponta co iceberg que vai divulgar o que o marketing planejou e deixou preparado para que o cliente seja bem atendido e que não saia com má impressão da empresa.

Percebam que é um segundo momento do planejamento estratégico.

Para resumir, não confunda propaganda com marketing. Um completa o outro, mas são itens distintos, com responsabilidades distintas.

Daniel Ludwig é publicitário e diretor da Nova Mídia em Sinop.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...