PUBLICIDADE

Mudança do Código de Trânsito desobriga o pagamento de multas leves e médias

Valdemir Alcântara é presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso (CRDD) e empresário em Sinop.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desde a mudança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passou a vigorar em 12 de abril, o condutor de veículos que cometer infrações de trânsito que sejam leves ou médias não é mais obrigado a pagar multa. O CTB agora determina expressamente que os órgãos autuadores emitam uma advertência por escrito se o condutor não tiver nenhuma outra penalidade registrada em seu prontuário nos últimos 12 meses.

A advertência por escrito não é uma novidade deste novo CTB. Ela já estava lá, mas era facultado aos órgãos de trânsito a aplicação da multa ou emissão da advertência, o que era raro.

A redação do artigo 267 do CTB era a seguinte: “Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punível com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos 12 meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa”.

Perceba que o verbo “poderá” deixava em aberto a discricionariedade para que a autoridade de trânsito escolhesse entre a notificação e a multa.

Agora, o CTB diz o seguinte: “Deverá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses”.

De pronto, o verbo “deverá” já exclui a possibilidade de multa e obriga a aplicação da advertência por escrito.
Esta é uma das mudanças mais polêmicas do CTB. Os críticos dizem que ela facilita a vida dos maus condutores. Eu, particularmente, acredito no contrário. Primeiro que agora só é permitida uma única chance (antes tinha que ser reincidente em cada uma das infrações). Segundo, porque a mudança vem para beneficiar e premiar os bons condutores, aqueles que, eventualmente, sofrem uma penalidade ´que é leve ou média e que não traz risco à vida.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...