terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Unidas a missão fica mais leve

Débora Megid é presidente da União dos Procuradores do Município de Cuiabá (Uniproc).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Num dia elas lutam, no outro carregam seus filhos e suas casas. Clarice Lispector, escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, talvez não imaginasse que, há 79 anos, poderia descrever um sentimento tão contemporâneo: “liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”.  Hoje certamente se orgulharia de suas conterrâneas que, simbolizando tantas de nós, seguram armas em defesa de suas autonomias.

Quem sente a responsabilidade de ser mulher sabe que ela traz o peso da solidão e da congregação ao mesmo tempo, a paisagem da qual se espera o sol constante – e soluções todos os dias, dentro e fora de si, fora e dentro de todos os seus trabalhos. Referências limitantes de uma era onde fomos escondidas pela insegurança daqueles que temiam nossas possibilidades.

Ainda é penoso, mas a surpresa dos que não esperavam ser possível, tem todo seu valor. E quão pequeno é o sentimento de revanche diante da indescritível virtude e satisfação de ser semente para toda humanidade. É na sensibilidade da vida que reside a potência que move o mundo. E em nós mesmas.

A cada mudança de contexto nos vemos mais valentes, mais iguais. Igualdade essa, tão debatida, está longe de ser a identidade gêmea de gênero que tantos imaginam. É tão somente um espaço de opções onde todos se sentem contemplados, considerando suas próprias realidades e contribuições para a sociedade.

Clarice talvez não imaginasse ver chefes de Estado femininas conduzindo nações exemplarmente em meio ao caos, desbravando universos e novas físicas, demonstrando que a força necessária também é a da mente, que impulsiona o outro de forma firme e cortês, contudo não menos impactante.

O tempo avança, mas o valor da liberdade ainda é o mesmo, e agora vem acompanhando de pedidos semânticos de sororidade, junção, compressão, sinônimos de uma fase onde o real sentir de ser livre é ser coletivo, é ser e dar apoio, pois não há valor que se sustente individualmente.

Como já previa Clarice: “A missão não é leve: cada homem é responsável pelo mundo inteiro.” Numa licença mais que poética, troquemos o substantivo masculino pelo feminino, pois nós mulheres, verdade seja dita, carregamos essa premissa desde sempre, porém agora conscientes de que não precisamos mais fazer isso sozinhas.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...