PUBLICIDADE

Uma Ordem a serviço da advocacia e da sociedade

Leonardo Campos, presidente da OAB-MT
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O futuro mudou. Da noite para o dia, muito daquilo que entendíamos como normal deixou de existir. E, mais uma vez, a OAB-MT assumiu seu papel de vanguarda na sociedade, sem deixar em nenhum segundo de exercer sua função primordial, a defesa intransigente do exercício da advocacia e da Constituição Federal. E é no caput do artigo 5º da nossa carta magna, que trata dos direitos individuais, que encontramos nosso norte, o do direito à vida.

Desde que a pandemia da Covid-19 mudou por completo nosso cotidiano, temos buscado assegurar que os reflexos deste terrível mal não impedissem o livre exercício da advocacia e que nenhum cidadão fosse deixado para trás pelo Poder Público. Em poucos, mas duros meses, foram mais de 70 ações desencadeadas que, com toda a certeza, minimizaram os efeitos perversos da doença para milhares de pessoas.

Os advogados e advogadas puderam sentir que não estavam sozinhos nesta batalha. A OAB-MT se empenhou ao máximo para atender todas as necessidades que os novos tempos, que o novo normal, trouxeram para nossas vidas. Asseguramos o reconhecimento público da essencialidade do nosso serviço, fizemos uma interlocução direta com os tribunais, de forma a assegurar a prestação jurisdicional, cobramos a efetividade do cumprimento dos mandados judiciais e a abertura gradual dos fóruns de Mato Grosso.

Além disso, fizemos uma campanha de vacinação para os profissionais contra o H1N1, distribuímos kits com álcool em gel e máscaras de proteção, artigos essenciais nos dias de hoje, reforçamos nossos canais de atendimento online, lançamos cursos gratuitos, ofertamos auxílio psicológico e os auxílios CAA+Assistência e CAA+União.

Nosso trabalho não se cingiu apenas à advocacia. Como em todos os principais capítulos da história do nosso país, a OAB-MT se fez presente, como fio condutor, como interlocutor da população com a administração pública, cobrando resultados, apontando caminhos, participando ativamente da busca pelo cumprimento dos direitos individuais e sociais de cada cidadão, como a saúde, o trabalho e a proteção.

Em agosto, comemoramos o mês da advocacia. Mesmo diante deste cenário, não poderíamos deixar de homenagear os homens e mulheres que todos os dias, por meio do seu trabalho, asseguram a continuidade do nosso estado democrático de direito. A advocacia é indispensável para nosso funcionamento enquanto país e nenhuma pandemia mudará isso. Seguiremos juntos nesta batalha.

E essa parceria vai assegurar que os advogados e advogadas sigam sua missão. Que continuem a atuar com a mesma galhardia na defesa de cada cidadão. Que sigam nas trincheiras, lutando pelas garantias constitucionais de cada pessoa, na linha de frente da batalha por uma sociedade mais justa e fraterna.

Não podemos nos esquecer em nenhum momento das milhares de vidas perdidas para esta doença tão nefasta. Que cada pessoa que perdeu um amigo, um ente querido saiba que a OAB em nome de toda a advocacia se solidariza por estas mortes, em especial aos advogados e advogadas que infelizmente se foram, vítimas deste vírus que em breve iremos derrotar.

Quando tudo isso passar, tenho a convicção de que o espaço que a história destinará à Ordem dos Advogados do Brasil e à advocacia como um todo de quem não fugiu de suas responsabilidades, que não se furtou em defender cada uma das prerrogativas da advocacia e que, seguindo a Constituição, lutou incansavelmente na defesa da vida de cada cidadão.

Parabéns, guerreiros e guerreiras. Seguiremos juntos nesta jornada!

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...