A propaganda e a casa nascem de uma ideia que passa por um projeto. Essa passagem precisa ser clara, objetiva e detalhada para que o sucesso ocorra. A isso, chamamos de briefing.
Quando você assiste uma propaganda e fica impressionado com a sacada criativa transmitida na mensagem, o objetivo de quem a produziu foi alcançado. Para chegar a esse sucesso são muitas etapas, dentre as quais está o briefing – momento mais importante de um job-, o start de toda campanha publicitária.
A palavra briefing vem do verbo inglês to brief, que significa "abreviar, resumir". O briefing é o alicerce onde toda a criação publicitária será construída e faz parte do nosso cotidiano, está presente em quase tudo o que fazemos. No briefing, deve-se especificar todos os elementos essenciais à eficácia da mensagem que se quer veicular, isso inclui os objetivos da campanha, público-alvo, preço, promoção, praça, bem como os pontos fortes e possíveis pontos fracos.
Quando vamos adquirir um bem, serviço ou produto, elencamos diversas características essenciais que o mesmo deve ter, por exemplo: na compra de um carro levamos em consideração o modelo, cor, ano, especificações quanto a manutenção, economia do combustível, facilidade na hora da troca e venda, entre outros fatores. Todos esses questionamentos compõe um "briefing" que fazemos antes de finalizar a compra.
E quanto mais detalhados forem esses questionamentos, maiores serão as chances de sucesso na hora da compra. Assim acontece também com toda e qualquer campanha publicitária. O sucesso ou o fracasso de uma campanha está intimamente ligado à qualidade desta etapa. Um briefing bem feito é um balizador considerável para o sucesso da campanha, assim como o briefing incompleto é capaz de prejudicar todo o planejamento e levar a equipe de criação para um rumo distinto daquele solicitado pelo cliente.
No universo da publicidade, o profissional de Atendimento é o responsável por captar as informações no cliente e transmiti-las ao pessoal da agência. É através do Atendimento que o cliente transmite suas necessidades, seus anseios e questionamentos, os quais serão utilizados como embasamento para o início do processo de criação. O Atendimento é o elo entre o cliente e a agência, por isso é esse profissional o responsável pelo desenvolvimento do briefing.
Após o desenvolvimento do briefing toda a equipe da agência, o atendimento, planejamento, equipe de criação, pessoal de mídia e orçamento se reúnem para discutir os pontos importantes, fazer análises e aparar as arestas.
Brainstorm feito, todas as perguntas respondidas, é hora de iniciar o processo criativo, sempre focado no objetivo e nas necessidades do cliente. É assim que nasce uma campanha publicitária: pautada na etapa mais importante, o briefing!
Viviane Lazarini – Nova Mídia Publicidades – Sinop