Três momentos históricos marcam a vida de nossa quase tricentenária Cuiabá. A fundação da Villa Real do Senhor Bom Jesus de Cuyaba, em 1719, a transferência definitiva da capital de Mato Grosso, de Vila Bela da Santíssima Trindade, em 1821 e a fundação de Brasília, em 1960. O primeiro momento, a fundação da Vila Real, foi marcado pela coragem de desbravadores, que fizeram de Cuiabá por alguns anos a cidade mais populosa do Brasil e, por dois anos, a capital de fato de São Paulo, quando Don Rodrigo Cezar de Menezes, transferiu para cá a sede administrativa da Capitania de São Paulo.
O segundo momento foi motivo de resistência e não aconteceu antes de quase 15 anos de debates e enfrentamentos. O movimento começou no governo de João Carlos Augusto de Oyenhausen-Gravenburg, o Marquês de Aracati, que administrou Mato Grosso de 1807 a 1819. No governo seguinte, de Francisco de Paula Magessi de Carvalho grande parte da administração foi transferida para cá. Mas nesse período a sede administrativa teve que voltar para Vila Bela. Somente em 1835, por meio da Lei nº 19, votada pela Assembléia Provincial a transferencia foi definitivamente efetivada.
O terceiro momento marca a entrada definitiva de Mato Grosso no mapa de desenvolvimento do Brasil. Com a inauguração de Brasília, o ciclo desenvolvimentista, até então praticamente restrito às regiões Sul e Sudeste, atinge o Centro Oeste e dá a oportunidade a Cuiabá de se transformar na metrópole que é hoje.
Esse 31 de maio vai entrar para a história como o quarto grande momento dos quase 300 anos de nossa cidade e, consequentemente, do estado de Mato Grosso: hoje vamos ter confirmados pela FIFA o sonho e a esperança de todos nós que amamos essa cidade e esse estado.
Os investimentos que a cidade vai receber vão melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos os brasileiros que aqui nasceram ou que aqui escolheram para viver, adotando com o coração essa terra e retribuindo com trabalho e muita vida a acolhida calorosa que por parte dela tiveram.
A festa que estamos realizando hoje em Cuiabá tem a marca da unidade entre os governos estadual e municipal. E essa união vai continuar a partir do anuncio da FIFA confirmando Cuiabá como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. Prefeitura de Cuiabá, Governo do Estado e Governo Federal vão trabalhar juntos sob orientação da CBF e da FIFA com um único objetivo: mostrar ao mundo as belezas naturais que nós temos nos três ecosistemas de nosso estado e dar aos torcedores dos quatro cantos do mundo a acolhida que eles merecem, a mesma acolhida que estamos acostumados dar a todos que aqui vem.
“Ouve, pois, nossas juras solenes // De fazermos, em paz e união, // Teu progresso imortal como a fênix // Que ainda timbra o teu nobre brasão!”
(Dom Francisco de Aquino Corrêa – Hino a Mato Grosso)
* Wilson Santos é Prefeito de Cuiabá