No dia 4 de julho lendo o site do Só Noticias, vi um artigo sobre o trânsito de Sinop e que o escritor perguntava quem são os cérebros brilhantes que definem as obras no trânsito de Sinop. Respeito muito a opinião das pessoas e seu livre arbítrio, mas não é fácil concordar coisas sem conhecimento e informações sobre o assunto.
Felizmente conheço os cérebros brilhantes do trânsito de Sinop e são brilhantes mesmo, não só pela iniciativa, mas pelo respeito à população de Sinop, sem contar que estão fazendo o seu dever de casa muito bem.
Sinop, está precisando de gente que define as metas e faz acontecer, como é o caso deste pessoal do departamento de trânsito. O trânsito de Sinop necessita de uma revitalização e isto está sendo feito por estes cérebros brilhantes, que nao são só brilhantes, e sim são pessoas de visão e fomados com conhecimento de causa e estudaram para isso, sao pessoas capazes e usam da engenharia profissional para praticar e sabem muito bem o que estão fazendo.
Parabéns a toda equipe da Secretaria e departamento de trânsito de Sinop. O trabalho de vocês, principalmente as pinturas e colocação de sinais está ficando ótimo.
Mas voltando ao artigo que mencionei no início, foi citado que Sinop tem avenidas e ruas largas, bem planejadas, concordo com isso, mas não podem ser usadas como pistas de corridas, como muita gente ‘chinfrim’ as usam.
É preciso ter a conscientização que estamos numa cidade planejada sim, mas não foi feita para desenvolver velocidades extremas, não foi feita para que todos andem desesperados como se fossem perder o trem. Vamos lembrar que na cidade tem seres humanos e que devem ser respeitados. Estamos numa sociedade onde todos tem o direito de usufruir do bem público, e odever de seguir as normas.
A quem interessa a não mudança do cruzamento da Avenida dos Ingás com a Figueiras? Aos apressadinhos? Aos infratores? Aos ‘broncos’ da vida? Aos egoístas que só pensam no próprio veículo? Depois que mudaram o cruzamento próximo à Unemat, acabaram os acidentes, que eram quase diários.
Quando se fala em diminuir acidentes de Trânsito em Sinop, isso se torna uma tarefa difícil apenas pela conscientização das pessoas, é necessário mudanças de normas e procedimentos, pois estamos numa sociedade, e queremos que ela seja evoluida. Se existem pontos críticos de alto risco, isso deve ser mudado. Se algumas pessoas respeitassem a vida dos outros e a própria vida obedecendo sinais e normas, creio que não seria necessário tantas mudanças no trânsito.
Quando alguém critica o trabalho de outros que buscam diminuir os acidentes do transito, não lembram daquelas pessoas que um dia caído nos asfalto quente após ser atropelado esperando por socorro, que fica agonizando. Quem já teve alguém da família envolvido em acidentes sabe disto. Os críticos conhecem o sofrimento das pessoas que perdem parentes e amigos em acidentes que poderiam ter sido evitados?
É importante fazer estes questionamentos, antes de se fazer comentários que penalizam pessoas que buscam a segurança da população e respeitam o ser humano. Vamos refletir para que possamos viver num ambiente com mais qualidade de vida, com menos mutilados e mortes por acidentes de trânsito. E para isso é necessário que busquemos mais união, participação positiva e compartilhada nas ações do município. O direito coletivo e o direito sobre à vida das pessoas, prevalesce sobre o direito individual.
Amadeu Rampazzo Junior é engenheiro agrônomo e pós-graduando em engenharia de segurança do trabalho