PUBLICIDADE

Terra, planeta água

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na última semana, dia 22 de março de 2011 comemorou-se o dia mundial da água e diversas empresas e entidades levaram ao conhecimento da população a necessidade de preservar ao máximo esse bem natural que está prestes a se tornar impróprio para o consumo humano.

Sorriso e toda região, por ser conhecida como o polo brasileiro do agronegócio e pela grande quantidade de áreas plantadas e a quantidade de defensivos agrícolas utilizados nas lavouras, deveria ter uma preocupação um pouco maior com a água.

A água que se encontra na porção subterrânea (lençóis freáticos), atualmente, tem se tornado uma importante fonte alternativa de abastecimento para o consumo, devido à escassez de outras fontes de água pela morte de nascentes e poluição das águas superficiais, que acabam tendo um custo de tratamento muito elevado. Diversos pesquisadores defendem a hipótese que, de forma geral, as águas que se encontram nas porções subterrâneas são limpas, potáveis e próprias ao uso já que dispensam tratamento prévio, pois todos os processos de tratamento, tais como filtração e purificação ocorrem com a água durante a sua passagem pelo solo, demonstrando ser uma fonte de água de excelente qualidade e baixo custo, podendo ser utilizada tanto em áreas rurais como urbanas.

As fontes de poluição do solo e das águas subterrâneas que mais ocorrem hoje em dia são os vazamentos em dutos e tanques de armazenamentos subterrâneos de combustível, mineração e uso de defensivos agrícolas. Os esgotos que, nas cidades e nas regiões agrícolas, são lançados no solo diariamente em grande quantidade, poluem rios, lagos e por fim o lençol freático.

A caracterização das águas é essencial para ter uma referência de qualidade, procedimento que busca a conscientização da mantença da qualidade das águas, uma vez que estiver poluída ou contaminada, seu tratamento torna-se lento e oneroso, quando possível.

Caio Batista Muller é Engenheiro Agrônomo, Mestre em agricultura Tropical e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócios da Faculdade de Sorriso (FAIS.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...