PUBLICIDADE

Sorriso: o cartão de visitas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando alguém diz que o sorriso é o cartão de visita, pode até estar recorrendo a um chavão ou ao lugar comum, mas nesse caso, é inevitável. A maneira como recebemos uma pessoa é determinante para o decorrer da conversa. Agrada mais, quem se apresenta com um grande e belo sorriso na boca.

Parece algo simples, e é: para quem tem um sorriso apresentável. Quem não tem, sente enorme dificuldade e, em alguns casos, deixa de se relacionar e cai na introspecção. E quem dita isso? Ora, os padrões de simetria facial.

A assimetria facial pode ser observada de diversas formas, como dentes maiores que os outros, maxilar deslocado e, num dos casos mais aparentes, com o sorriso gengival, aquele que os lábios não conseguem esconder a gengiva e do qual vamos tratar nesse artigo.

Sorriso gengival é a mesma doença que tinha a atriz Glória Pires. Quando ela sorria, mostrava a gengiva avançando pelos dentes. Igual a ela, é grande o número de pessoas com o mesmo problema. Igual a ela, todos podem ter acesso ao tratamento cirúrgico e melhorar a condição do sorriso, ou do cartão de visitas.

Para saber se a pessoa tem sorriso gengival, o dentista faz um exame clínico criterioso, que inclui avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival, auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente.

Detectado o problema, a cirurgia plástica periodontal pode ser a solução. São diversas as técnicas que minimizam, mascaram, ou até eliminam o excesso de gengiva, e, que estão ao alcance de qualquer pessoa em quase todas as regiões do Brasil, onde tenha um profissional especialista na matéria.

A dica que deixo é que o paciente procure se informar sobre a qualificação do profissional que vai contratar. Confira a sua especialização, peça para ver casos já executados e até converse com outras pessoas que já fizeram o tratamento.

Depois de todas as precauções, é só melhorar o seu cartão de visita. Bom sorriso a todos.

* Ivan Costa Júnior é dentista formado pela Universidade Norte do Paraná, Especialista em Implantodontia e Pós Graduado em Cirurgia Plástica Periodontal e Periimplantar.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...