Tenho a honra de utilizar a tribuna desta Casa para falar da cidade de Sinop, município de 105 mil habitantes, situado a 500 Km de Cuiabá, na BR 163, ao Norte de Mato Grosso, administrado pelo prefeito Nilson Leitão, que recebeu esta semana, em São Paulo, o prêmio “Municípios mais Dinâmicos do Brasil”, concedido pelo jornal Gazeta Mercantil, pioneiro na publicação brasileira sobre economia.
Na avaliação do jornal, Sinop tornou-se o município mais dinâmico de Mato Grosso e um dos 300 que mais cresceram no consumo, de roupas, alimentos, veículos, bem como, no aumento do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.
Senhoras e senhores, esta é a segunda vez que este importante município de Mato Grosso recebe a premiação. Conquista esta de maior importância, pois desta vez veio depois de seguidas crises que afetaram o município, resultado de várias operações fiscalizatórias que acabaram prejudicando a região. A cidade de Sinop obteve o melhor desempenho dentre os municípios de Mato Grosso e ficou entre as 300 principais do país, quanto ao potencial de consumo, perfil socioeconômico, entre outros critérios. Em 2005 o mesmo jornal já havia conferido ao município o prêmio destaque ao cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além do Prefeito Nilson Leitão, aproveito também para parabenizar os empresários da região, alvo da avaliação da pesquisa, pois sem a geração de emprego e renda ofertados pela classe não haveria o prêmio e conseqüentemente a superação da crise. Nos momentos de dificuldades, nos momentos que a carne, a madeira e agricultura estavam em baixa, quem ajudou a conservar a economia sinopense estável e manteve a arrecadação com bons índices econômicos foram os comerciantes e os pequenos empreendedores.
Senhor Presidente, senhoras e senhores, pouca valia tem o desenvolvimento econômico de um município se ele não vier acompanhando do desenvolvimento social, da melhoria da qualidade de vida da população. Em Sinop, crescimento e desenvolvimento social andam de mãos dadas. Portanto, esta premiação é importante para que os brasileiros conheçam os lugares onde o Brasil anonimamente acontece.
Quero aqui dizer que é através do planejamento bem feito, das ações administrativas corretas e da parceria com empresários de visão, preocupados com o bem estar de toda uma região, gerando benefícios e ganho de qualidade social a todos os cidadãos, que um município pujante consegue prosperar com a evidência de Sinop.
É um orgulho para todo Mato Grosso ter esta jovem cidade de 28 anos, encravada no seio da floresta amazônica, como referência de desenvolvimento social. É isso o que o país precisa: crescimento econômico repartido com toda a população. O bem estar do conjunto da sociedade tem que estar sempre em primeiro lugar.
Hoje, Sinop não pára de crescer. Em 1974, ninguém seria capaz de imaginar que, menos de três décadas depois, uma população estimada em mais de 100 mil pessoas habitassem naquele local – uma cidade que atualmente é pólo de referência em todo o Norte matogrossense, no que diz respeito à saúde, a educação, indústria, comércio, lazer e outras áreas.
Senhoras e senhores, o prefeito Nilson Leitão, um político jovem, moderno e empreendedor, têm sabido executar junto à classe empresarial daquele município ações sérias que resultaram nesse tão importante prêmio. Parabéns a todos.
É o que tinha a dizer.
Welington Fagundes – deputado federal – PR- Mato Grosso
**Discurso proferido na tribuna da Câmara dos Deputados