PUBLICIDADE

Sindusmad: uma história de guerreiros

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais um ano de grandes conquistas chega ao fim. Ao iniciar 2.010 a diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad) elaborou uma série de projetos que, certamente, fariam desde ano um dos mais significativos para a história desta instituição. Portanto, os resultados foram muito mais que satisfatórios e, chegamos ao final de mais um ano com a certeza do companheirismo e compromisso que chancelam o dever cumprido.

Antes de mais nada, gostaria de ressaltar aqui grandes acontecimentos que marcaram o Sindusmad, nas pessoas de grandes homens como Valdemar Antoniolli, nosso primeiro presidente sindical, em 1.986, que assinalou seu mandato com a conquista da instalação do Sesi e Senai em Sinop e também nossa filiação à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Não obstante, o bravo e tão quanto competente, Luiz Fávero, ao assumir a presidência em 1.989 foi o nome forte que possibilitou a vinda do linhão de energia para Sinop.

Em seguida, em 1.992, o presidente Gaspar Zambiazi assume o primeiro mandato, se consolidando, três anos depois, o primeiro presidente a ir à reeleição. Dentre suas conquistas está a redução de 10% do ICMS da madeira e a construção do prédio da corporação do Corpo de Bombeiros. À época, o sindicato manteve despesas de alimentação, uniformes e combustível da nova unidade por seis meses.

Nereu Pasini, que assumiu a presidência em 1.998, participou ativamente da vida sindical em Mato Grosso, vindo a se tornar, mais tarde, presidente da Fiemt. Durante sua presidência no Sindusmad, Sinop arrecadava 55% do ICMS do Estado e empregava dez mil pessoas no setor de base florestal. Dentre suas conquistas está a inauguração do Corpo de Bombeiros, descentralização do Ibama, o protesto com 12 mil pessoas contra a falta de Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF), dentre outros.

Há que se ressaltar aqui o trabalho do incansável Sidnei Belincanta que, a partir de 2.001 traçava uma nova etapa para o Sindusmad, com a busca de novos filiados na região, campanhas de conscientização sobre o uso de EPI"s, incorporação de novos municípios à base territorial, luta pela reposição florestal, instalação e câmaras setoriais, entrega à então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de uma carta contra a burocratização das ATPF"s, construção da nova sede do sindicato, dentre muitas outras ações.

O mais jovem presidente da instituição assumia em 2.004. Jaldes Langer foi o presidente que enfrentou a Operação Curupira. Foi o presidente certo para o momento certo, trabalhando como conciliador entre o setor e os órgãos responsáveis pela operação, participando então da assinatura do convênio entre governo do Estado e Ibama para a gestão estadual, através da Sema, antiga reivindicação do setor. Coordenou as edições de 2004 e 2006 da feira Promadeira, já em Sinop, fomentando o segmento e o comércio local. Jaldes Langer também conseguiu para o setor a isenção da Taxa de Serviços Estaduais (TSE) e, dentre outras ações, inaugurou a nova sede do Sindusmad, a maior estrutura sindical florestal do país.

O trabalho continuado e sincronizado desses guerreiros foi o principal aporte para que nos últimos três anos a diretoria do Sindusmad tivesse a possibilidade de realizar tudo que realizou com uma série de ações que resultaram na mudança de imagem do setor de base florestal, que passa de "vilão" para guardião da floresta e que, em 2.010, no mesmo período de sua reeleição, comemora grandes feitos, como o levantamento histórico do setor de base florestal, em todo o Estado, o curso de noções básicas para identificação de madeiras, a edição de maior sucesso do Promadeira, o criação do memorial Guardiões da Floresta, dentre muitos outros. Não podemos esquecer que fechamos 2.009 com chaves de ouro lançando o documentário "Floresta em Pé: Com Manejo é Possível".

Depois de tantas realizações ao longo de 24 anos, nos alegra ingressar no ano em que esta organização comemora suas bodas de prata com o sentimento de dever cumprido e credibilidade para realizar muito mais.

Obrigado a todos que fazem parte desta história e que diariamente defendem a causa do setor de base florestal.

Um grande abraço,

José Eduardo Pinto – presidente do Sindusmad

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...

Conquistas Merecidas

Há escolhas que fazemos muito antes do primeiro passo....