PUBLICIDADE

Se entender para não adoecer…

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Parece simples, mas não é! Nosso cérebro tem capacidade infinita de armazenar memórias e emoções, e por isso é necessário analisá-las e também aprimorá-las, através de ações e funcionalidades que podem tirar maior proveito de nossas potencialidades, esta tarefa se torna mais fácil com ajuda profissional.

É possível alterar e até mesmo evitar que o indivíduo fique suscetível ao processo do adoecimento através do melhor conhecimento da mente e dos inimigos invisíveis que permeiam os nossos pensamentos.

Cabe ressaltar que é necessário considerar alguns fatores determinantes de certos tipos de doenças, como tais como as predisponentes, ligadas à genética ou adquiridas, as desencadeantes, que estão relacionadas ao estilo de vida (sedentarismo, consumo de drogas lícitas ou ilícitas), ou ainda as relacionadas com o meio ambiente (poluição, condições sanitárias, climáticas).

O processo de adoecimento psíquico ocorre por desequilíbrio interno e em determinados casos, é lento, mas senão combatido de forma rápida e eficaz pode trazer sérias complicações. Em geral o processo passa por quatro fases, sendo a primeira a da tensão emocional, a segunda do distúrbio funcional, a terceira já apresentando alterações laboratoriais, que culminam na quarta e ultima fase que é da doença propriamente dita.

Vale destacar que o ato de cuidar das emoções é importantíssimo nos dias atuais, atuando nas primeiras fases antes que o processo de adoecimento chegue ao estágio máximo. Buscar auxílio do psicólogo será imprescindível para que o indivíduo passe a se entender melhor, analisar de dentro para fora as emoções e encontrando assim a raiz do problema para saná-la.

Precisamos nos conscientizar que a cura pode estar dentro de nós mesmos, em atos e atitudes que podem ser aprendidas com ajuda profissional, acionando gatilhos que podem produzir efeitos inimagináveis. Deus nos fez perfeitos e devemos buscar com ajuda profissional nos entender melhor e assim conseguir chegar à plenitude!

A busca por ajuda profissional é importante, afinal é preciso se entender para não adoecer!

Laura Oliveira -psicóloga especialista em abordagem sistêmica, avaliação psicológica e trânsito em Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saúde fiscal não é apenas uma questão contábil

“O orçamento é o coração do governo. Quem governa...

A UFMT e sua importância

A Universidade Federal de Mato Grosso possui 55 anos...

O tarifaço dos EUA e seus impactos no agro brasileiro

A relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, historicamente...

COP 30: Quando a Oportunidade vira Alerta

A COP 30, conferência climática mais importante do planeta,...