sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Respeito e ética

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos consumidores da cidade de Sorriso, em referência a nota expedida pelo vereador Gerson Luis Frâncio, o Jaburu, de que os preços dos combustíveis no município são os mais caros da região Centro-Oeste, dentre outras considerações, temos a esclarecer que:

O vereador se contradiz ao fazer tal afirmação, pois cita em matéria na imprensa local valores diferenciados de preços na região. Diz ainda que não existe uma explicação lógica aos preços praticados, ignorando todas as explicações feitas a ele em audiência na Câmara Municipal da cidade em março passado, através de pessoas com conhecimento técnico, econômico-financeiro. Sabe o vereador ainda, como consumidor, que se há preços menores em postos da cidade, cabe a ele optar pela compra do produto em local que lhe convier.

Em relação a planilha de custos dos postos que vem sendo desenvolvida por técnicos de Cuiabá, é imperioso informar que foi iniciativa própria dos empresários e do Sindipetróleo em realizar tal serviço, que visa mostrar para as autoridades a razão dos preços praticados, dentre os quais quase 80%  que se reverte em pagamento a encargos, tributos e taxas de órgãos públicos, considerando-se a cadeia de formatação de preços.

Lamentavelmente, o vereador falta com a verdade ao afirmar que o Sindipetróleo não cumpriu seu compromisso com a Câmara de Vereadores. Na verdade, foi o Sindipetróleo quem respeitou aquela Casa de Leis solicitando dilatação do prazo para entrega dos documentos, já que requereu pesquisas em órgãos como Sefaz, ANP, Conselho Nacional de Política Fazendária, dentre outros. E que, para o Ministério Público, foi consensualmente aceito.

Tanto é verdade que o próprio vereador Jaburu no dia 27/06/2005, leu da tribuna da Câmara, o ofício protocolado na Casa na data de 24/06/2005 pelo Sindipetróleo.

Em relação a ataques pessoais, a sociedade de Sorriso tem acompanhado os fatos e sabe fazer distinção dos atos.

Assim, buscando de forma respeitosa restabelecer os nossos compromissos com a comunidade, a integridade nos propósitos estabelecidos, a moral e a ética que devem balizar o indivíduo – seja ele revestido de poderes Institucionais, ou Constitucionais, certamente a instituição Sindipetróleo ou seu dirigente em Sorriso, jamais se omitiram.

É imperioso esclarecer ainda que não há nenhum fato novo em relação a qualquer ação que o vereador Jaburu diz ter ingressado no Ministério Público, até porque a originária é datada de 1.997 estando, portanto, em fase de conclusão.

Por fim, cabe salientar que os postos de combustíveis no município de Sorriso geram em média 600 empregos, o que representa cerca de R$ 1,2 milhão de folha de pagamento mensal, cumprem com todas as obrigações sociais, fiscais e tributárias tanto em âmbito municipal, estadual ou federal.  Constituído de pessoas que respeitam os poderes constituídos do município, esperam com isso elevar o nível da discussão, à altura do que anseia a população, a fim de que para todos seja justo.

Laércio Araújo Estrela
Diretor Sindipetróleo – MT

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Dante: democrata e gestor exemplar 

25 de abril é uma data histórica. Há quarenta...

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...