sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Referendo de 23/10

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vamos votar em 23/10/2005 para dizer se o comércio de armas e munição deve ou não ser proibido no Brasil.
Qualquer que seja o resultado eu continuarei desarmado, arma é um objeto para matar ou mutilar o ser vivo, sendo pois, um objeto para a violência. Como sou contra qualquer tipo de violência, não é coerente que eu compre uma arma. Além do mais, se os bandidos andam armados, tenho mais um motivo para não fazê-lo. Não quero ser comparado ou confundido com um bandido. Faço questão de mostrar que sou vivo diferente deles.

Quanto a meu voto, apesar de não ser obrigatório pois já tenho 75 anos, faço questão de votar a favor da proibição da comercialização, pois acho que uma no mínimo uma morte por ano nós vamos evitar e , como gente do bem, acho que uma vida humana vale mais do que todas as armas e todos os bandidos do país.
Aliás, se pudesse opinar antes do início da campanha, eu não sugeriria a proibição do comércio e sim do fabrico de armas no Brasil. Assim, nenhuma pessoa de bem não contrabandeia. Facilitaria o trabalho da polícia pois todo civil que portasse arma seria bandido; se não assassino, pelo menos contrabandista.
Como o número de empresas fabricantes é menor que revendedoras, ficaria também mais fácil a fiscalização., Tais empresas nem seriam prejudicadas pois poderiam adaptar suas estruturas para fabricar brinquedos que dariam mais empregos, mais lucro e mais alegria.

Quanto ao risco de eu, desarmado, ter que me confrontar um dia com um bandido armado, não temo pois nossos caminhos não se cruzam, são muito diferentes…
Bandido não invadem nossa casas para procurar dinheiro pois todos sabem que ninguém guarda dinheiro em casa, e sim nos bancos.
Bandidos, quando invadem nossa casas é para roubar armas que são as suas fontes de renda. Para procurar armas eles também não invadem. Só o fazem quando têm certeza de que as temos pois não querem, sequer, perder tempo, perder viagem. Nesta situação eles invadem dispostos a tudo: se estamos dormindo, eles furtam, e se estamos acordados e procuramos reagir, eles nos matam e roubam as armas que es suas mãos criminosas vão semear violência pelo Brasil até o dia em que um policial consiga eliminá-lo. Assim, ficamos como que na dependência de uma violência para coibir outra e a luta pelo armamento se estabelece entre bandidos e policiais, Mas e nós, as pessoas de bem, será que não podemos colaborar para evitar esta guerra?
Acho que sim. Como entendemos que a vida de outra pessoa de bem vale mais que todos os bandidos armados do mundo, não devemos ter armas, evitando assim que estas armas passem para mãos do mal. Além disso, não estaríamos recebendo as visitas traiçoeiras dos bandidos em nossas casas.

Para que possuir armas senão vamos usá-las contra ninguém?
Para que possuir armas se elas, ao invés de defender-nos, representarão uma ameaça á nossa própria família?
Sugiro que nenhuma pessoa de bem possua arma e que todas coloquem em suas casas uma placa avisando que ali não há armas.
É a melhor maneira para ficarmos livres dos bandidos e para diminuir as armas dos mesmos. Assim estaríamos colaborando para o desarmamento em geral e sem violência.
Quanto ao argumento de que temos que defender o nosso direito de possuir uma arma, quero contra argumentar dizendo que igual ao direito de possuir uma arma, temos também o de não possuir, e nós vamos abri mão do direito de possuir e exercer o direito de não possuir. Esse é o caminho da paz que todas as pessoas cristãs devem buscar.

Edison Freitas de Oliveira
Ex-Governador de Mato Grosso

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...