Enquanto nos países desenvolvidos, permanecem nas pequenas comunidades as salas multi-seriadas, pois se sabe que é muito importante para as crianças, para os pais e para os professores que com o apoio da comunidade se sentem mais valorizados, a participação dos pais na vida escolar faz com que as crianças sintam-se prestigiadas para estudar e o desempenho na escola é muito maior, prova que nestes países o ensino é muito melhor, no Brasil, de forma imposta pelo poder fechou-se as escolas das pequenas comunidades, destruindo o núcleo social e fazendo com que muitas crianças andem até 5 horas de ônibus (na maioria das vezes verdadeiras carroças sem segurança nenhuma) às vezes saindo de casa de madrugada e chegando ao entardecer, como estudam longe de casa os pais não podem participar das atividades da escola, no jogo de seu filho, abraçar o filho na hora do gol, na hora que a professora elogia a tarefa bem feita, ser cúmplice da professora na educação do filho. Transformamos a escola num lugar distante frio, e sabemos que a aprendizagem precisa de calor, de emoção, de participação de todos.
Aqui em Sinop a imposição do redimensionamento proposta pelo Governo Estadual trouxe revolta nos pais e nas crianças que moram a poucos metros de uma escola, terão que se deslocar para escolas distantes, porque esta escola é só para ensino médio, esta e só para ensino fundamental, a outra é só para supletivo, sabemos que para os pais poderem ir à escola de seu filho é muito mais fácil que ela seja próxima, estamos afastando mais a comunidade da escola, isso é muito ruim.
Falando em supletivo, fica difícil para um trabalhador sair do Alto da Glória, ou do Camping Clube ou de um bairro distante para estudar no centro, uma Escola só para o supletivo. Estamos tirando a oportunidade de o Trabalhador estudar.
Senhor Secretário Ságuas, O Senhor conseguiu aqui em Sinop, deixar as Crianças da Escola Enio Pipino por seis meses e as crianças do Alto da Glória por quase um ano estudando dentro de caixas de lâmina em barracões em condições extremamente impróprias para o ensino, causando extremo desconforto ás crianças e aos professores.
E agora vem com esta história de afastar ainda mais a comunidade da escola, Senhor secretário, o senhor foi um bom prefeito, afinal foi reeleito, parece que foi um bom deputado afinal foi reeleito, volte para o seu cargo de deputado. Se os compromissos políticos são tantos que não pode voltar, pelo menos troque de assessores, pois assessores de gabinete e ar condicionado parece que não estão lhe dando bom direcionamento.
Ao invés de melhorarmos o ensino público estamos criando cotas para entrada nas universidades, cotas para A, para B, para C, estive neste vestibular da Unemat, trabalhando de fiscal, na sala que eu estive 4 vestibulandos com quesitos para cotistas (que aumenta muito as chances de passar) apenas um optou pelo sistema de cotas, ninguém quer ser diferenciado, todos querem ser valorizados.
Eloidi Falchetti é técnico administrativo na Escola Enio Pipino em Sinop
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