quinta-feira, 22/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

PSB quer PT como aliado em MT

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A executiva Estadual do PSB-MT em reunião do último dia (17/04) definiu como estratégia política o realinhamento das forças democráticas e avançadas de Mato Grosso, tendo em vista o cenário nacional e ampliar o diálogo privilegiado com o Partido dos Trabalhadores – MT, com o objetivo de montar uma chapa majoritária e proporcional para Mato Grosso, tendo à frente do projeto a candidatura de Mauro Mendes a governador e Carlos Abicalil para o Senado, além de abrir outros espaços na majoritária como vice para o PT.

O PT definiu na sua convenção nacional que as coligações nos estados devem necessariamente garantir um palanque unitário para a ministra Dilma Rousseff (PT) e o PSB-MT acatou a exigência e orienta seus militantes para um arranjo político nesta perspectiva, uma aliança de perfil socialista PSB e PT em Mato Grosso.

As razões são as mais diversas, vamos pontuar algumas vantagens desta aproximação:

Com esta composição teremos mais espaço político e tranqüilidade para discutir um projeto estratégico de desenvolvimento humano e social sustentável para Mato Grosso, consolidando definitivamente nosso movimento como uma inovação ética e uma alternativa de poder no estado.

Acreditamos que, com o PSB no poder, o PT-MT pode contribuir muito mais com Mato Grosso na formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano e social, assim como se destacou significativamente na única área social bem avaliada do atual governo, a educação pública de Mato Grosso.

Viabilidade eleitoral: com o alinhamento dos dois partidos PT/PSB e seus pré-candidatos às proporcionais, agregado ao nítido crescimento da candidatura de Mauro Mendes ao Governo do Estado, poderíamos eleger até seis deputados estaduais das duas forças, pelo menos dois e até três federais e um senador (Carlos Abicalil), fortalecendo sobretudo as bancadas estaduais de ambos os partidos que possuem atualmente, respectivamente, uma deputada do PSB, ligada aos movimentos sociais e dois parlamentares – PT, com a mesma linha política.

Esta nossa aproximação pode ainda ter o PDT no bloco esquerda democrática no estado (que também está na aliança nacional com Dilma presidente) e eleger mais um senador, Pedro Taques, que seria a chapa do senado dos sonhos da esmagadora maioria dos mato-grossenses, além da densidade eleitoral dos candidatos proporcionais que reforçaria ainda mais a chapa.

Uma aliança política deste quilate reforça o diálogo, há tempos abandonado entre os partidos que possuem laços ideológicos e bandeiras de lutas em defesa dos trabalhadores e que historicamente militam no campo das forças mais avançadas do estado, garantindo a plena execução de um grande projeto de renovação das instituições públicas e das formas de se fazer política no legislativo e executivo ainda dominado pela hegemonia do capital.

Independentemente das decisões democráticas e autônomas que o PT-MT venha a tomar neste encontro de táticas eleitorais reafirmamos nosso compromisso partidário com a eleição de Dilma a Presidente e nossa disposição inquebrantável de marcharmos juntos pela construção verdadeira de um Mato Grosso para Todos, garantindo a continuidade das mudanças sociais que o Brasil vive a partir do Governo Lula e também de começar a construí-las em nosso estado, Mato Grosso precisa e merece esta opção política.

Ressaltamos o momento rico e a oportunidade histórica que estamos vivendo e que construímos ao longo de nossas vidas e lutas nos movimentos sociais e partidários deste estado de ter sob nossa condução o governo do Estado, para atender às necessidades prementes daqueles que dele mais precisam.

Nada a temer se não o correr da luta. Nada a fazer se não esquecer o medo! Abrir o peito a força, numa procura. Fugir às armadilhas da mata escura. (Música de Sérgio Magrão e Luís Carlos Sá, Milton Nascimento e Lula Barbosa).

Valtenir Pereira é deputado federal e presidente do Diretório Estadual do PSB em Mato Grosso.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...