PUBLICIDADE

Por que não posso administrar meu próprio dinheiro ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A pergunta título deste artigo há anos está latente em minha cabeça. Perdi noites de sono e horas de meus dias tentando respondê-la com seriedade, mas, tudo foi em vão. A única resposta, diga-se, a resposta hipócrita e utópica que encontro não me satisfaz. Antes de tratar da reposta que encontrei, lembro-lhes, caros leitores, que os impostos que pagamos mensalmente ao nosso Governo (se é que podemos chamar de “Governo”, pois pra isso deveríamos ter “Governantes” interessados na coletividade, o que não é o caso do Brasil, onde a grande maioria dos que assumem cargos públicos lá estão para administrar apenas os seus próprios interesses) “destinam-se” à educação, saúde, lazer, cultura etc.

Talvez, parte da população não saiba, mas para mim é um tremendo incômodo saber que 27,5% do meu ganho mensal fica com o tal “Governo”. Além disso, pago imposto sobre exatamente tudo que adquiro, seja no supermercado, seja em lojas de vestuário, enfim, passo a vida pagando impostos, que supostamente são revertidos em meu próprio benefício e também para toda a coletividade.
Pois bem, como é cediço, a educação pública, a saúde pública, a segurança pública e tudo o mais que é público, com raríssimas exceções, são precários e deficientes, não satisfazendo os anseios da sociedade.
Como conseqüência disso, sou compelida a pagar em duplicidade pelos serviços essenciais que eu e minha família necessitamos, um verdadeiro bis in idem.

Se desejo que meus filhos tenham uma boa educação, pago escola particular. Se desejo que minha família tenha acesso à assistência médica com o mínimo de dignidade, poupando-lhes as horas de filas e meses de espera por atendimento, pago plano de saúde particular.
Se quero me sentir segura, pago vigilância particular para minha residência ou comércio etc.
Ora, se tudo o que preciso ter para melhorar a minha qualidade de vida e de minha família eu preciso pagar PARTICULAR, para que servem todos os impostos que pago ao “Governo”???
Hipotéticamente, segundo a nossa belíssima e bem fundamentada Constituição Federal, cada imposto que pago tem uma finalidade específica, a exemplo do Imposto de Renda, IPVA, IPTU, COFINS etc.

Mas, infelizmente, são apenas hipóteses de incidência sobre o meu bolso, não sendo bem aplicados e investidos em prol da sociedade, bastando uma visita aos órgãos públicos para assim concluirmos, vez que nos deparamos com locais mal estruturados, tais como hospitais e escolas, sem o mínimo de respeito aos princípios constitucionais fundamentais.
Agora, voltamos à minha pergunta tema: Por que não posso administrar meu próprio dinheiro ?

Sem receio eu afirmo, se tudo o que eu ganho eu mesma pudesse investir em meu proveito e de minha família, teríamos boa qualidade de vida, com melhor alimentação, melhor condição social, acesso ao esporte, lazer etc.
Em contrapartida, se meu dinheiro não ficasse à mercê da administração do “Governo”, certamente a classe de políticos tenderia a ser extinta por falta de interesse!
Repito: Eu quero administrar todo o meu dinheiro!!!

Andreia Romfim – Bacharel em Direito. Sinop/MT.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...