Quero aqui criticar e denunciar a quem de direito, a total falta de atenção, critérios, regulamentação e falta de boa vontade com relação ao patrimônio VERDE de nossa cidade. Numa cidade em que o poder público investe muito pouco no visual paisagístico da cidade, pelo menos deveria fiscalizar de forma correta e eficiente a poda das árvores.
O que assistimos nas ruas da cidade são cortadores desabilitados, cortando as árvores de acordo com o gosto dos proprietários. Nota-se aí a falta de normas municipais e fiscalização no trato com a paisagem urbana. Com o clima que tem, a cidade poderia ter uma arborização mais padronizada (mais verde) para proporcionar passeios publicos e ruas mais sombreadas, conferindo assim mais conforto aos pedestres e sombra nos estacionamentos.
Com o tempo criou-se (por falta de normas municipais) a mentalidade de que as árvores dos passeios públicos atrapalham a vista do comércio local.
Existem pesquisas que apontam que uma arborização bem cuidada pode dininuir em até dois graus a temperatura ambiente em uma cidade.! Assim, diminuindo tbém a poluição sonora e agindo como filtro de poeiras e gases
Técnicamente a poda de árvores deve obedecer a alguns critérios, tais como,a própria saúde das plantas assim como a beleza paisagística. E chamada poda de limpeza, aquela para retirar galhos secos e poda de correção, aquela para retirar por exemplo galhos em volta de fios da rede elétrica.
Enfim, o que assitimos em nossa cidade, são Sibipirunas, oitis, ipês, flamboyants, pau ferros (foram quase que totalmente extintos nas ruas da nossa cidade) sendo podados indiscriminadamente e deixados com copas ridiculas (ver Av.Júlio Campos).
Em nossa cidade vemos os dois extremos;
o morador é que cuida a bel prazer das árvores que estão nos seus dominios, em contra partida, quando existem árvores em frente aos terrenos baldios, elas são deixadas por conta da natureza, com suas copas crescidas naturalmente e suas galhadas encostando no solo, impedindo assim a passagem dos pedestres. Bastava nesses casos a poda da saia da árvore até uma altura de pelo menos dois metros do solo, com isso impedindo tbém um ponto de esconderijo para mandidos. Muitas vezes conseguimos fazer coisas até com pouco dinheiro bastando um pouco de criatividade e vontade.
Sempre quando plantamos um serie de árvores enfileiradas, devemos atentar antes de quarquer coisa, como esta espécie vai ficar quando estiver adulta, pois muitas vezes sendo plantadas muito perto umas das outras, perde-se um visual paisagístico belo.!!
Tem que se observar essas coisas qdo se planta espécies em passeios públicos ou mesmo em CANTEIROS CENTRAIS DE AVENIDAS, isso para daqui a alguns anos não precisarmos eliminar a planta daquele local que desde o inicio era impróprio para ela.! Já observei umas três palmeiras cariota adultas, plantadas no passeio publico de um comercio na Av.Júlio Campos (ex Av. dos Mognos) serem eliminadas do local porque suas folhas já estavam encostando nos fios da rede de energia. Espero que tenham sido retiras com os devidos cuidados e terem sido aproveitadas pelo menos em alguma das raras praças públicas de nossa cidade. E por falar em PRAÇAS PUBLICAS, que são raras em nossa cidade, estão merecendo um maior cuidado! A Praça das Bandeiras por exemplo, carece urgentemente por parte de nossa Prefeitura os cuidados pertinentes a uma poda de limpeza e retidada de árvores mortas ( mortas a muito tempo ).
Viva SInop com 32 anos de vida.! Viva a primavera que trouxe com ela as primeras chuvas para deixar tudo verde novamente ! Não querendo ser indiscreto: Viva o Alckmin !