sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Planejamento versus execução

Francisney Liberato Batista Siqueira a- auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, palestrante nacional, professor, coach, advogado, contador e escritor
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Há alguns meses precisava fazer uma reforma em minha casa, para tanto, montei um planejamento detalhado com todas as etapas necessárias; prestadores de serviços, valores, tempo para começar a execução dos trabalhos e estimativa do término da obra.

Nesse período, lembro-me de um dia em que combinei com três prestadores de serviço para executarem uma determinada empreitada, a qual terminaria no mesmo dia. Na minha organização, cada etapa estava interligada até o tempo final dela.

Como tudo, para mim, tem que haver organização e planejamento, tomei todas as medidas necessárias para que tudo ocorresse dentro do planejado, entretanto, nem sempre o resultado sai a contento, ainda mais quando envolvemos uma terceira pessoa.

Apesar de ter feito a organização de cada etapa da reforma da casa, naquele dia, um dos prestadores de serviços simplesmente não compareceu, quebrando toda a minha organização. Por exemplo, era necessário assentar pedras na parede, para depois preparar o piso e, na sequência, pintá-lo. Como o prestador de serviço que iria assentar a pedra faltou, consequentemente, atrapalhou todo o cronograma da pintura e demais serviços subsequentes.

Usando da criatividade, apesar dos imprevistos na reforma, consegui fazer uma remodelação no planejamento, a fim de alcançar o resultado com êxito, o que de fato ocorreu.

Para quem não aprecia planejar a vida, eu recomendo que o faça. Para quem já faz o planejamento para todas as áreas da vida, eu indico que continue assim. Para você que tem dúvida sobre planejar, sugiro que você faça um teste e veja qual opção lhe dará mais resultados e menos dores de cabeça.

Um detalhe interessante do planejamento, como o caso explanado, é que, a cada etapa que percorremos, não estamos livres dos imprevistos, pois sempre que envolve uma terceira pessoa envolve também algum fator surpresa, porém, é necessário continuar com o foco no planejamento, pois se houver algo desagradável mesmo organizado, imagine do contrário.

É importante lembrá-los que um dia ruim na execução de uma etapa não significa dizer que teremos outros dias assim. Portanto, devemos fazer a nossa parte, os dias bons sempre acontecem em nossas vidas e são sempre bem-vindos.

Mantenha o foco nos dias bons, até para manter a motivação, pois a execução nem sempre sai de acordo com o nosso planejamento, entretanto, temos a capacidade de sermos flexíveis para reajustar os nossos planos.

O ideal é que tivéssemos um planejamento e que ele fosse 100% executado, sem nenhum imprevisto. Contudo, a nossa vida oscila. O que devemos ter em mente é a cultura do planejamento como maneira permanente de se viver.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...