Vivemos um momento da história das mais brilhantes, onde o assunto do momento são as obras da Copa do Mundo. E com isso nos “esquecemos” de quão mais importante é a valorização dos nossos professores e da educação. E o dia 15 de outubro nos faz refletir sobre isso, hoje é comemorado o dia do principal profissional “o professor”.
Costumo dizer que sem o professor não existiriam as demais profissões, sem os educadores o que seria de nós? Existem muitos problemas na educação, mas não podemos esquecer que existem muitos ótimos exemplos de professores que trabalham e conseguem a tão almejada evolução de seus alunos, e sentem-se realizados apesar das críticas, falta de estrutura e condições de trabalho. Os professores são tão importantes ao ponto de nos fazer refletir e chegar à conclusão que de todas as profissões existentes, a única que certamente terá mercado daqui a 20 ou 30 anos será a de professor.
Com todo o desenvolvimento tecnológico, cada vez mais precisaremos de desenvolvimento de gente, cada vez mais o mundo vai precisar de pessoas que se realizem com a realização dos outros.
Atualmente o salário de muitos professores é considerado baixo, mas a diferença é que enquanto contamos as outras profissões aos milhares, os professores contamos aos milhões. Será que essa não é uma boa diferença? São eles os nossos heróis.
Eu conheço vários professores de educação infantil, da educação básica, ensino superior, professores que estão em sala de aula, trabalhando e dando duro para melhorar a mal-falada educação, e estão satisfeitos, pois percebem evolução nos seus alunos. É verdade que em alguns há mais dificuldades, mas aí é outra história. Não imaginamos o tamanho da luta que passam os educadores.
Esses profissionais devem e precisam ser valorizados. Eles desenvolvem habilidades educacionais para lidar com as crianças, jovens e adultos que estão em fase escolar, porém hoje em dia os professores têm um papel que vai, além disso, o da responsabilidade social. Hoje os professores estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira como conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos. Em meu mandato como deputado estadual, vou continuar trabalhando pela educação e pela valorização dessa magnífica profissão, e ainda, vou cobrar do governo do Estado os recursos devidos para um ensino público de qualidade.
Eu agradeço a todos os meus mestres, desde a educação infantil ao curso superior, que com carinho e dedicação me ensinaram desde o respeito pelo próximo, educação, aprendizados e o caminho certo a trilhar. Aos pais das profissões dedico este dia, repleto de sucesso e reconhecimento! 15 de outubro! Dia dos Professores!
Antonio Azambuja é graduado em Medicina em Nova Iguaçu – RJ, pós-graduação em Saúde Pública e Medicina Legal e atualmente ocupa o cargo de deputado estadual por Mato Grosso.