Rondonópolis completa 59 anos neste dia 10 de dezembro. São anos de crescimento e destaque no agronegócio, que enche Mato Grosso de orgulho. Na Assembleia Legislativa, trabalhamos em benefício dos municípios. Há tempos, buscamos medidas que reduzam as desigualdades regionais. Com essa perspectiva, criamos leis que têm contribuído com essa iniciativa.
Recentemente, autorizamos o Governo do Estado a viabilizar recursos por meio de empréstimos para investir nos municípios. Com isso, Mato Grosso terá fôlego financeiro para aplicar em infraestrutura de rodovias, pontes, agricultura familiar e para o programa de inovação tecnológica. Um grande avanço que consolidará o desenvolvimento em todos os rincões deste pujante estado.
Em Rondonópolis, essa perspectiva está em ritmo acelerado. A chegada do terminal ferroviário representa a redenção local. A conclusão dos trilhos, somada à forte produção agropecuária, darão condições de o município gerar novos empregos e renda, com aumento na arrecadação e, consequentemente, mais investimentos nos serviços públicos essenciais à qualidade de vida da população.
Também sabemos a importância de investir nas áreas de cultura e turismo. São áreas que em Rondonópolis já estão praticamente consolidadas. Porém, com novos investimentos, esses segmentos poderão expandir e aquecer a economia. Entre os atrativos estão o "Rondonfolia"e a "Exposul". Além, é claro, do Parque Municipal do Escondidinho, o Morro do Assentamento Água da Serra, a Serra da Onça, o Morro do Naboreiro, além de 27 quedas d"água que enriquecem as suas belezas naturais.
A área industrial é um setor que precisa de investimento na capacitação da mão de obra e incentivos fiscais para atender as indústrias e atrair novos empreendimentos. Por isso, defendemos também melhorias na malha viária. E neste caso, é fundamental a duplicação da BR-364, rodovia liga Rondonópolis a Cuiabá. Assim, como a construção de duas pontes sobre Rio Vermelho e a conclusão do anel viário de Rondonópolis, cidade conhecida como a capital do agronegócio e do bitrem.
Com os novos investimentos que estão por vir, não temos dúvidas de que suas atividades serão consolidadas. Especialmente, no segmento industrial que não para de crescer.
Parabéns, Rondonópolis!
José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.