Tabaporã completa 20 anos de emancipação político-administrativa neste dia 20 de dezembro. Um fato que considero importante na história de Mato Grosso, diante dos avanços que a cidade conquistou ao longo desses anos. Em que pese os recursos são escassos para atender a demanda, hoje, se pode dizer que este é um dos municípios do Vale do Arinos que também conquistou seu espaço.
E a Assembleia Legislativa tem orgulho em participar dessa história, com a aprovação de leis que contribuem com o seu desenvolvimento. A área educacional tem sido uma das priorizadas em nosso mandato. Consolidamos recursos para a construção de três escolas. A Escola Elmar Justen, antiga Escola Moacir Semensato; Escola Infantil Maria Romana Baesso e a Escola Americana do Norte. Além disso, reformamos e ampliamos outros núcleos escolares e construímos quadra coberta na Escola Francisco Saldanha Neto.
Na área da Saúde, um dos grandes desafios do Estado, trabalhamos muito para alavancar o setor. E defendemos investimentos do Governo do Estado em pelo menos 300 leitos para atender a demanda. Uma das saídas sugeridas é a construção de um grande hospital público, para amenizar o sofrimento de pacientes que passam dias a espera de atendimento. Também é necessário que se construa um hospital infantil.
Nesse contexto, foi possível viabilizar para Tabaporã, além de ambulâncias, a construção de dois postos do Programa Saúde da Família, sendo um na comunidade de Americana do Norte e outro na do Sol Nascente.
Na área de infraestrutura urbana, contemplamos Tabaporã com a construção do Ginásio Poliesportivo Dauri Riva; da Praça dos Desbravadores e melhorias no sistema de telefonia fixa e móvel. Além disso, beneficiamos os moradores com a pavimentação asfáltica das ruas e avenidas da cidade; investimentos no sistema de abastecimento de água e implantação de superpostes na Avenida Comendador José Pedro Dias.
Com um mandato efetivamente participativo, nossa luta por melhorias de estradas e pontes de Mato Grosso tem sido constante. E Tabaporã foi um dos municípios agraciados com essas ações. Inclusive, foi através dessa atuação municipalista que a cidade recebeu máquinas para recuperar as suas estradas, do programa MT 100% Equipado, e também um carro zero quilômetro e computador para o Conselho Tutelar.
Além disso, temos nos esforçado para fortalecer a agricultura familiar. Uma das ações que considero mais importante à produção de alimentos do estado. É por isso que defendo a reestruturação da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural -Empaer e da Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat. Órgãos fundamentais para promover a tecnologia no campo com cursos de capacitação da mão de obra e melhorias do sistema de produção. Aliás, o produtor mato-grossense já pode contar com mais segurança jurídica. É que neste ano aprovamos a Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Ela normatiza a ocupação racional do solo, com foco na produção sustentável. Um grande avanço para Mato Grosso.
São por essas razões, que reafirmo o compromisso com a população de Tabaporã, para que juntos possamos trabalhar ainda mais pelo progresso deste promissor município.
Parabéns, Tabaporã!
José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.