PUBLICIDADE

Os 12 mandamentos do povo brasileiro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Há um mês o povo está nas praças, ruas e avenidas de centenas de cidades do Brasil inteiro, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, em todas as regiões metropolitanas, nas grandes, médias e pequenas cidades, até mesmo no Distrito da Guia, em Cuiabá, comunidade com pouco mais de dois mil habitantes.

O povo, unido, de forma pacífica, ordeira e democrática tem deixado claro quais são suas demandas, reivindicações, enfim, a luta é pelos direitos consagrados na Constituição e nas Leis deste país, que simplesmente são ignorados e desrespeitados por governantes corruptos, demagogos e incompetentes, que estão sempre a serviço de seus interesses e dos interesses das elites que dominam e exploram o país e sua gente.

Essas manifestações também estão sendo denegridas pela ação de vândalos, neonazistas e bandidos, a serviço de interesses ocultos para desagregar e desacreditar o clamor popular, as vozes e os gritos das massas. Com certeza tem muitos setores e grupos, inclusive dentro das instituições que abandonaram o povo, que agora tentam lucrar com essas demonstrações de massa.

Olhando os cartazes, ouvindo as vozes e os gritos das multidões ou conversando com as pessoas que demonstram sua indignação, podemos resumir a “pauta” de reivindicações, enfim, o que desejam as massas nas ruas. De forma resumida vamos chamar essas demandas de OS 12 MANDAMENTOS DO POVO BRASILEIRO:

1) O povo quer SAÚDE PÚBLICA universal, gratuita e de qualidade.
2) O povo quer EDUCAÇÃO PÚBLICA, de qualidade em todos os níveis, laica e socialmente referenciada.
3) O povo quer SEGURANÇA PÚBLICA, o fim da violência e da bandidagem que aterrorizam a população.
4) O povo quer TRANSPORTE PÚBLICO, gratuito e de qualidade, para todos e não apenas para os estudantes.
5) O povo quer MORADIA DÍGNA, com infra-estrutura urbana.
6) O povo quer SANEAMENTO BÁSICO, para desfrutar de melhor qualidade de vida.
7) O povo quer os CORRUPTOS E CRIMINOSOS DE COLARINHO BRANCO NA CADEIA e que devolvam o dinheiro roubado dos cofres públicos.
8) O povo quer DIGNIDADE E RESPEITO, enfim, cidadania plena.
9) O povo quer TRABALHO DÍGNO e não esmola que saem dos cofres públicos.
10) O povo quer SALÁRIO JUSTO e maior EQUIDADE!
11) O povo quer JUSTIÇA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.
12) O povo quer o FIM DA CORRUPÇÃO E DA IMPUNIDADE.

Todas essas demandas e reivindicações estão estampadas nos clamores populares há décadas , pincipalmente ao longo desses últimos 30 anos; mas esses direitos tem sido negados e trapaceados pelos politicos, pelas elites dominantes e pelos governantes que prometem atender o clamor popular, principalmente quando de seus discursos e promessas em épocas eleitorais e jamais cumprem suas belas promessas.

De nada adianta Constituinte, Constituições, reforma política e pactos se quem vai continuar mandando, manipulando, explorando e escravizando o povo são as mesmas pessoas, grupos, partidos políticos, entidades e instituições que foram criadas através de uma Assembléia Nacional Constiuinte Soberana e consagradas com a promulgação da Constituição cidadã de 1988, que já foi emendada, remendada e pisoteada ao longo desses 25 anos.
A presidente Dilma, o PT, os partidos da base aliada e os grupos dominates estão agindo com todo o empenho para desmobilizar as massas e ocupar os espaços da mídia tentando influenciar a opinião pública com uma proposta que nunca fez parte das reivindicações populares. Ao direcionar seu foco para a questão da Reforma Política e tendo como instrumento de manipulação o PLEBISCITO, na verdade o que esta turma quer é deixar de atender o que o povo deseja, merece por direito e exige de seus governantes.

Chega de manipulação. PLEBISCITO É ENGANAÇÃO, o povo quer AÇÃO.

Juacy da Silva, professor universitário, fundador, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia, colaborador de Só Notícias
www.professorjuacy.blogspot.com
Twitter@profjuacy
[email protected]

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...