Não é de hoje a verdade que mosquito só entra em boca aberta, pois que então entre. Espetáculo a parte, um defeito gravíssimo que o modo contemporâneo de governar, com vistas para mídia, proporciona e as vezes leva pessoas importantes ou não a uma exposição desnecessária e desconfortável, a prisão do prefeito pode ter ocorrido por vários fatores, menos pelo que ele teima em enunciar. Adversários e oposição.
É totalmente invisível que o atual prefeito tenha adversários ou oposicionistas. Na verdade, mesmo aqueles que nunca votaram nele, de certa forma o admiram e torcem pelo seu sucesso, reconhecendo seu carisma, sua trajetória vitoriosa, de homem simples a importante político de expressão nacional. Ocorre que pessoas como esse ex-secretario e a vereadora alérgica a manifestação popular, no primeiro caso, não existe biografia, mas folha corrida e no segundo, um monumento a arrogância é a sua própria fotografia, deixa o povo de “orelha em pé”.
Aí sim o próprio prefeito se cerca de oposição. O povo foi à Câmara cobrar atitude da Câmara e não condená-lo por qualquer crime, pois ninguém é tão idiota assim para não saber que o prefeito foi conduzido (de forma certa ou errada é outra questão), para prestar esclarecimentos, tanto que assim o fez e está de volta são e salvo, então quando a vereadora de sua base, descontrolada põe o povo pra fora da casa do povo e a sua presidente da câmara acata e encerra a sessão, podemos chegar a questionamentos.
O que queremos é que a Câmara veja, como todos estamos vendo, que a cidade está abandonada, ruas esburacadas, mato e sujeira em todo lugar, até no centro, iluminação publica precária, transporte escolar e escolas deficientes, saúde (nosso PA) sempre superlotado e atendendo mal e pior, o que queremos que a Câmara veja, é que existem denuncias desde há muito, sobre desvios de recursos sim, Obra da Câmara, Hospital Regional, Centro de Oncologia, Abrigo dos Freteiros, Água tratada em bairros (esquema dos canos) e muitas outras. Então não é caso de oposição ou adversidade, é que realmente existem evidencias de problemas e o órgão competente, entre outros, é a Câmara Municipal, ou vereador é só pra receber salário, trabalhar quatro dias por mês e usar o resto do tempo para ficar botando a faca na garganta do prefeito e receber algum por fora.
Logo, se temos problemas, e temos, o melhor é que cada um assuma sua responsabilidade, pessoal e institucional, e saiamos em busca da melhor solução e quando a encontrarmos, ligamos pro Jair Pessine que ele providencia um “vinhozinho” pra comemorar, só faz o favor de não esquecer no táxi… (pérolas de Dr. Cláudio, grande causídico do “in dúbio …, absolvamos”) , e assim vai.
Porem Sinop é maior que tudo isso, e o povo que põe, é o mesmo que tira, dentro dos parâmetros da democracia é assim que funciona e nesse jogo o Prefeito sempre foi um vencedor e a melhor reação neste momento, é provar mais uma vez que é competente, carismático e que governa para o bem de Sinop. Se assim for, tem o meu apoio.
Valdir Favareto é acadêmico de Direito.