PUBLICIDADE

Onde estava Deus ?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A propósito da visita do Papa, que para os católicos é o legítimo representante de Deus na Terra, muitos questionam, como fez o poeta Castro Alves no poema Vozes da África: Deus!Ó Deus! Onde estás que não respondes!..

Onde estava Deus, naquele 11 de setembro de 2001? Por que permitiu que mais de duas mil vidas fossem destroçadas? Por que? Poder-se-ia perguntar onde estava Deus quando fomentamos a primeira e a segunda guerra mundial. Quando eliminamos seis milhões de judeus , em nome de uma inexistente superioridade ariana.

E quando empreendemos as cruzadas, levando a mortes àqueles que qualificávamos de infiéis? Durante a barbárie da inquisição? Onde estava Deus quando permitiu que o menino João Hélio fosse arrastado até por vários quarteirões no Rio de Janeiro?

E todos os dias, onde está Deus? Onde está Deus quando enganamos o nosso próximo? Quando mentimos para obter o que desejamos? Quando defendemos o aborto, a pena de morte, ou eliminação pura e simples dos criminosos. Onde está Deus que permite a corrupção desenfreada e a impunidade dos poderosos?

Para todas as perguntas a resposta é a mesma: Deus está dentro de nós, dentro de cada criatura. Soberanamente sábio, criou-nos a todos iguais, partindo do mesmo ponto de simplicidade e ignorância. Criou os mundos para que neles trabalhássemos, utilizássemos nossas forças e crescêssemos em intelecto e moral.

A ninguém concedeu privilégios. A todos concedeu o livre-arbítrio, com a conseqüente Lei de Causa e Efeito. Estabeleceu que a cada um será dado conforme as suas obras e que todos, mais cedo ou mais tarde ,deverão chegar ao mesmo destino: a perfeição.

Ele nos permite a livre semeadura, mas estabelece que a colheita seja obrigatória. Por isso, uns semeiam ventos e colhem tempestades. Outros lançam ao solo as sementes da bondade, do bem e alcançam a felicidade.

Uns estão semeando hoje. Outros tantos estão realizando a colheita das bênçãos ou desgraças que se permitiram semear nesta ou em outras existências.Conhecedor das fragilidades de seus filhos, aguarda que cada um desperte, a seu tempo, cansado das dores que para si conseguiu.

Com este texto, baseado em outro encontrado no site Momento Espírita reflitamos:

Não devemos perguntar onde está Deus, quando nos deparamos com a injustiça. Trabalhemos pela justiça. Não questionemos onde está Deus quando a miséria campeia. Utilizemos os recursos para semear a riqueza.

Que o clima de alegria, e emoção criado pela visita do Papa,seja o início da instalação do regime paz, justiça social,e igualdade de oportunidades a todos os brasileiros.Deus está aqui.

Valcir José Martins é administrador em Maringá (PR)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...