sexta-feira, 23/fevereiro/2024
PUBLICIDADE

OAB Colíder parabeniza Mato Grosso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste ano de 2012 o Estado de Mato Grosso completou 264 de emancipação, tendo sido desmembrado da capitania de São Paulo em 09 de maio de 1748. A data, esquecida por muitos, deveria ser melhor divulgada e comemorada, afinal este é um Estado que merece nossos cumprimentos.

A 11º Subseção da OAB MT – Colíder aproveita para cumprimentar não só o Estado de Mato Grosso, mas o povo mato-grossense, povo com origens diversas, uns mato-grossenses de nascença, outros de coração, povo que faz deste um lugar único. É graças a este povo diferente, forte, desbravador, empreendedor, inovador, persistente, conquistador, lutador e tantos outros adjetivos que hoje Mato Grosso se destaca sobremaneira.

Segundo o Censo de 2010 do IBGE são mais de 3 milhões de pessoas espalhadas habitando os 141 municípios e dividindo os 900 mil km quadrados de área. É muita gente, mas ainda é pouco se analisarmos a densidade demográfica que é de apenas 3,36 (hab/km²), enquanto em São Paulo são 166,25 (hab/km²) e no Rio de Janeiro são 365,23 (hab/km²).

Tanta área livre tem motivo de ser, o Estado se destaca por agregar três biomas: o pantanal, cerrado e a floresta amazônica e ainda assim explorar com sustentabilidade a agropecuária. Esta exploração por sinal é feita com tamanha competência que Mato Grosso já é considerado o celeiro do país e, porque não, do mundo.

Para se ter uma idéia desta potencia basta analisar os números. Na safra 2011/12 mais de 36,5 milhões de toneladas devem ser colhidas no estado, o que corresponde a 23% da produção brasileira. O acréscimo é de 17,3% no volume colhido em relação à safra passada, que alcançou 31,1 milhões de toneladas. No Centro-Oeste, Mato Grosso lidera e deve produzir quase 60% dos grãos da região, sendo os principais arroz, milho e soja. Enquanto nosso estado cresce, segundo o IBGE, a produção do país deverá recuar 0,5% em relação a 2010/11, passando de 160,1 milhões de toneladas para 159,3 milhões de toneladas.

Além destas culturas Mato Grosso consolidou-se como maior produtor nacional de algodão e girassol, destaca-se na produção de feijão e tem o maior rebanho bovino do país com quase 30 milhões de cabeças. Também é um dos maiores produtores de ouro, diamantes, madeira, álcool e biodiesel e é manchete quando o assunto é exportação de seus produtos.

Esta imensa produção se reflete em recordes de geração de emprego. No primeiro trimestre de 2012 o estado teve um saldo positivo de quase 20 mil novas vagas, um incremento de 5,3% sobre as vagas do ano passado. E assim como na produção de grãos, enquanto crescemos o país pisa no freio e no mesmo período teve uma queda de 24% na geração de empregos.

Entre as profissões mais procuradas está o direito, tanto que hoje a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso contabiliza 10 mil profissionais no estado. Uma outra prova de que o estado caminha a passos largos é a historia e evolução da OAB MT, que este ano completa 80 anos. Criada em 1932 com a missão de lutar pela democracia hoje a Seccional continua esta luta erguendo a bandeira da defesa das prerrogativas dos advogados. São 29 subseções em todo estado e 41 comissões temáticas atuando com vigor. Esta atuação é apenas mais um exemplo do trabalho incessante de nosso povo que faz nosso estado ser o que é.

Assim, mais uma vez parabenizamos você mato-grossense, de nascimento, de coração e de trabalho, por fazer de Mato Grosso um lugar que só podemos nos orgulhar!

Wilson Roberto Maciel – presidente da OAB Colider

 

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...

Somos idealizadores de objetivos

Ao comprometermos com algo infinitamente superior as nossas forças,...

Aqui não cabe potoca

Antigamente, lá na roça os homens, em sentido lato,...

O seu pior inimigo pode estar no seu voto

Muitas pessoas estão apenas preocupadas em mudar o mundo...