sexta-feira, 1/março/2024
PUBLICIDADE

OAB 80 ANOS Orgulho em fazer parte desta história

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sou de uma geração que viu o Brasil sair às ruas, nas manifestações de seu povo. Que viu o povo brasileiro, de verde e amarelo, pedir as Eleições Diretas em 1984. À época, não era mais que um menino, mas tenho a memória viva de meu pai acompanhando os votos do Congresso Nacional para aprovação da emenda Dante de Oliveira. Essa mesma geração viu uma nação na torcida pelo seu direito de escolha, e essa sensação não saiu mais de mim e de tantas outras pessoas ávidas por mudanças.

A emenda não passou no Congresso, mas cinco anos depois, em 1989, no mesmo ano em que se realizaram as primeiras Eleições Diretas, eu e centenas de colegas passávamos no vestibular para Direito. Tivemos a oportunidade, pela primeira vez, de escolher o Presidente da República, e fomos privilegiados por escolher um caminho de vida sob o qual temos a mesma paixão e orgulho que vimos no rosto dos brasileiros que foram às urnas naquele ano.
Vimos o Brasil dos caras pintadas que depuseram um Presidente. Vimos o Brasil que, insatisfeito com as condições que os nossos representantes nos oferecem, foi novamente às ruas e fez a maior manifestação já registrada na história. E temos orgulho de dizer que somos parte dessa gente que não se contenta com pouco, que quer mais e que pode fazer melhor.

Por isso, neste 11 de agosto, Dia do Advogado, eu e muitos valorosos Colegas, estamos fundando o Grupo Advocacia em Movimento, que procura, acima de tudo, trazer para discussão os verdadeiros temas de interesse de Advogados para Advogados. Colegas de profissão que, assim como eu, sentem a necessidade de mudanças, de construir um Estado melhor, uma OAB mais ativa e um mundo melhor a partir daquilo que sabemos fazer. Um grupo de discussão permanente sobre as questões de interesse da nossa classe em  Mato Grosso.

Queremos ter independência para materializar um núcleo de abordagens sobre o nosso Direito, a nossa Advocacia, e fazer isso de forma ética, exclusiva, democrática, sem conotações políticas, partidárias ou vínculos de qualquer espécie, senão aquele de servir às discussões dos assuntos e demandas, objetos de interesses dos Colegas.
Em todos os fatos da nossa história do Brasil, a OAB Nacional tem tido participação decisiva nas discussões jurídicas e políticas. Tem mantido uma vigília incessante na defesa dos Advogados, dos direitos constitucionais, da liberdade e da democracia, tendo sido reconhecida como instituição de maior credibilidade pelos brasileiros.

Queremos fazer com que a OAB de Mato Grosso seja assim também, que faça mais pelos advogados do nosso Estado, dando maior atenção aos problemas por nós vividos. Queremos nos valer desses 80 belos anos de história da OAB/MT e fazer com que essa instituição, que existe para a defesa dos Advogados, da Advocacia e da Sociedade, acompanhe os processos de mudanças por que passam o país.

Estamos prontos para ir à luta em prol de melhorias para todos os Advogados que enfrentam as batalhas do dia-a-dia, e de todos os estudantes que estão na Faculdade e possuem a mesma paixão e sonhos que nós, quando entramos no mundo do Direito. Que juntos possamos fazer uma Instituição mais forte e melhor.

Neste 11 de Agosto, além do Dia do Advogado, comemoramos também o Dia dos Pais e o Dia dos Estudantes. Eu já não tenho mais o meu pai, senão na lembrança. Mas sou pai e, juntamente com os demais colegas do grupo, espero imprimir em nossos filhos, memórias tão importantes que sejam capazes que ajudá-los a conduzir sua vida por escolhas tão determinadas quanto as que nós fizemos, em muitos casos, por influência direta de nossos pais. Certamente que nossos filhos não precisam escolher a carreira do Direito, mas temos certeza que jamais irão esquecer nossa paixão pela Advocacia.

Parabéns à OAB, aos Advogados, Advogadas, aos Estudantes de Direito, demais Estudantes, e aos Pais.
Que este domingo seja iluminado para todos nós.
 
José Moreno Sanches Junior
Advogado e membro do Grupo Advocacia em Movimento

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Endometriose: A importância do diagnóstico precoce

O Março Amarelo começou! É o mês mundial de...

O Indizível

Quando menino, a mãe pedia para eu ir ao...

A grande expectativa coletiva

É muito fácil presentear quem não precisa de amparo...

Não é apenas água que falta em Várzea Grande!

Se você mora em Várzea Grande ou tem um...