O SISTEMA CARTORIAL E O ABUSO.
Na véspera de um feriado resolvi ir pessoalmente a um Cartório Reconhecer Firma de um documento Simples, uma ficha cadastral. Ao chegar ao órgão público, fui surpreendido com o grande aglomerado que se formava dentro do estabelecimento. Ao indagar sobre a multidão fui informado de que todos os cidadãos estavam ali em busca de algum serviço público.
Então fui tomado pela revolta tão própria dos jovens estudantes, que acreditam na justiça e nas instituições e protestam diante das coisas erradas que violentam o cidadão e a cidadania. È Sabido que pagamos as custas mais caras do pais e temos o pior serviço. Este país já teve um ministério da desburocratização, que através de um decreto presidencial, inclusive dispensava o reconhecimento de firmas. Os cartórios foram mais eficientes do que a própria Lei e dela fizeram tabua rasa.
Sinop comporta outros cartórios e fico a imaginar se esta cidade tivesse deputados comprometidos com o povo que aqui trabalham será que já não teriam criado novos cartórios e feito promover concursos públicos para prove-los, certamente.
Não se deve zombar tanto do povo, que é humilhado nas filas dos bancos, dos cartórios e de tantos outros órgãos, pois um dia, quem sabe não aparece por estas paragens alguns dos filhos do Bim Ladem, para realizar algum protesto.
Pedro Mendes é advogado em Sinop