PUBLICIDADE

O desenvolvimento da Grande Cáceres

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com aproximadamente 90 mil habitantes, a nossa Grande Cáceres está em festa. Neste dia seis de outubro completa 233 anos de fundação, com o registro de inúmeros avanços nas áreas econômica e educacional. Uma delas, confirmada recentemente, é a implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso – Unemat. Bom para o município, que reúne condições favoráveis para uma educação de qualidade, bom para Mato Grosso que começa a perceber que investir na Educação é o caminho certo para a transformação social de um país.

A Assembleia Legislativa tem orgulho por ajudar a levar melhorias aos municípios mato-grossenses. Nossa luta em benefício da Unemat tem sido árdua. Mas, o trabalho em conjunto resulta em políticas públicas importantes à população, que passará a ter uma opção a mais para os estudantes que sonham em cursar Medicina, um dos cursos mais concorridos em todo o Brasil. E Cáceres merece esse investimento. Pois, além de ser o berço da Unemat, está localizada numa região de fácil acesso, especialmente, para moradores dos municípios mais distantes.

Também trabalhamos muito pela aprovação de um incremento de 2,5% da Receita Líquida Corrente – RLC estadual ao orçamento dessa universidade. Vamos concentrar esforços para garantir os recursos que possibilitarão a reestruturação e ampliação dos cursos oferecidos.

Queremos a abertura de novas unidades para aumentar a parcela de estudantes no acesso ao ensino superior. Por isso, fizemos diversas indicações melhorando alguns campus e apontando a necessidade da implantação de uma unidade em Cuiabá. O trabalho da Unemat em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia pode dar bons frutos.

Essas instituições podem ser grandes parceiras do estado na formação da mão de obra especializada, levando em consideração a vocação produtiva de Mato Grosso. É preciso investimentos pesados que possibilitem o processamento da produção primária do estado à industrial. Temos que avançar mais para agregar valores e fomentar a cadeia produtiva com foco na geração de emprego e renda. Pois, não tem como falar em sustentabilidade sem investir no ensino profissionalizante.

Com o trabalho municipalista da Assembleia, a partir de agora, os produtores podem contar com a Lei do Zoneamento Socioeconômico Ecológico, uma importante ferramenta criada para dar segurança jurídica à sociedade por normatizar a ocupação de terras respeitando a produção sustentável. Com isso, a área de Turismo, bastante forte na região, poderá ser ainda mais fortalecida.

Também solicitamos ônibus para atender a APAE e consolidamos a entrega de novos ônibus escolares para os alunos que moram nas comunidades mais distantes, como os que estudam na Escola Estadual João Florentino da Silva Neto, do Distrito de Santo Antônio do Caramujo. E a reforma da Escola Estadual Dr. Leopoldo Ambrósio Filho.

Ainda pedimos a manutenção das estradas que dão acesso aos assentamentos Sadia II e Vale Verde e a construção de ciclovias nas vias urbanas de Cáceres, ligando a Praça da Feira aos bairros Vila Real e Junco e a Praça Major João Carlos ao complexo da Cidade Universitária.

Na área de segurança temos cobrado do Governo Federal mais atenção na região de fronteira, principal porta de entrada de drogas. O governo trata com descaso essa questão. É lá que a Força Nacional e Exército devem atuar. A fragilidade da Segurança Pública deixa o estado à mercê da criminalidade e o resultado é a crescente onda de roubos e assaltos que fazem vítimas diariamente. O combate tem que começar na fronteira, onde o governo deve agir rápido para garantir a segurança da população.

Parabenizo a população cacerense que tem orgulho de ajudar a Grande Cáceres crescer e se desenvolver cada vez mais.

Parabéns, Cáceres!

José Riva, presidente da Assembleia Legislativa.

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Saiba usar o poder de recomeçar

Algumas pessoas apesar de ter a consciência do desperdício...

Tecnologia a serviço da sustentabilidade

A evolução tecnológica desempenha um papel fundamental no fortalecimento...

Tive um Infarto, posso fazer exercícios?

A prática de exercícios físicos após um infarto do...