sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Novembro Azul: juntos no combate ao câncer de próstata

Itallo Leite
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.

O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente – tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa).

Só para termos uma ideia da seriedade do assunto, conforme o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, 2018 deve chegar ao fim com 68.000 novos casos de câncer de próstata registrados no Brasil. Isso é dizer que num grupo com 100.000 homens, 66 poderão ser acometidos pela enfermidade. E para 2019, a previsão do Inca é a mesma, ou seja, nada animadora.

Então, o que estamos esperando? Esperaremos o registro de mais mortes para mudarmos nossa atitude? Esperaremos perder amigos, tios, primos, irmãos, filhos, pai para conscientizar-nos da necessidade dos exames preventivos?

Você sabia, por exemplo, que a obesidade e o histórico familiar em 1º grau estão associados a um maior risco de desenvolvimento da doença? Pois é, muitas pessoas desconhecem essas informações.

E é por isso que a Caixa de Assistência dos Advogados, braço social da OAB Mato Grosso, utilizará uma das mais poderosas ferramentas de comunicação da atualidade para levar o conhecimento ao maior número de pessoas: as redes sociais.

Ao longo do mês, médicos especialistas falarão sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata de forma clara e objetiva. E essas dicas serão direcionadas aos homens, mas, mulheres, vocês serão nossas ajudantes nesse trabalho de conscientização, incentivando seus familiares a se cuidarem.

Faremos com que o propósito dessa campanha não seja lembrando somente no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas ao longo do mês.

*Itallo Leite é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...