PUBLICIDADE

Novembro Azul: juntos no combate ao câncer de próstata

Itallo Leite
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Iniciamos o mês de novembro empunhando mais uma bandeira. Desta vez, de cor azul e com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de próstata. Mesmo sendo a segunda causa de morte entre a população masculina, a doença ainda é vista como tabu. O preconceito é grande, gerando a desinformação sobre a forma de detecção e tratamento do câncer de próstata, por exemplo.

O assunto é sério e precisa da atenção e envolvimento de todos, em especial, da família! Não podemos admitir que tantas vidas sejam perdidas para uma doença que – se diagnosticada precocemente – tem grandes chances de cura, como acontece com o câncer de mama (alvo da campanha Outubro Rosa).

Só para termos uma ideia da seriedade do assunto, conforme o Instituto Nacional do Câncer, o Inca, 2018 deve chegar ao fim com 68.000 novos casos de câncer de próstata registrados no Brasil. Isso é dizer que num grupo com 100.000 homens, 66 poderão ser acometidos pela enfermidade. E para 2019, a previsão do Inca é a mesma, ou seja, nada animadora.

Então, o que estamos esperando? Esperaremos o registro de mais mortes para mudarmos nossa atitude? Esperaremos perder amigos, tios, primos, irmãos, filhos, pai para conscientizar-nos da necessidade dos exames preventivos?

Você sabia, por exemplo, que a obesidade e o histórico familiar em 1º grau estão associados a um maior risco de desenvolvimento da doença? Pois é, muitas pessoas desconhecem essas informações.

E é por isso que a Caixa de Assistência dos Advogados, braço social da OAB Mato Grosso, utilizará uma das mais poderosas ferramentas de comunicação da atualidade para levar o conhecimento ao maior número de pessoas: as redes sociais.

Ao longo do mês, médicos especialistas falarão sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata de forma clara e objetiva. E essas dicas serão direcionadas aos homens, mas, mulheres, vocês serão nossas ajudantes nesse trabalho de conscientização, incentivando seus familiares a se cuidarem.

Faremos com que o propósito dessa campanha não seja lembrando somente no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas ao longo do mês.

*Itallo Leite é advogado e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT)

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...